O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, empossou hoje, 24, no cargo de desembargadora a juíza Valéria Rodrigues Queiroz. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal Pleno. O vice-presidente Financeiro da Amagis, desembargador Alberto Diniz Junior, representou o presidente da Associação, desembargador Maurício Soares.
Ao empossar a magistrada, o presidente Nelson Missias citou uma declaração do bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que diz: ‘Nossas causas são mais importantes que a nossa vida, pois são as nossas causas que dão sentido à nossa vida’. De acordo com ele, a frase ajusta-se com perfeição à desembagadora Valéria Rodrigues. “Ela é dessas pessoas raras que transformam uma causa em razão de vida e, dessa forma, se entrega até os limites de suas forças à defesa da causa escolhida”, afirmou o presidente do TJMG.
Ainda em seu discurso, Nelson Missias destacou que a chegada da desembargadora Valéria Rodrigues traz a renovação da esperança na Justiça e na própria vida. “O Tribunal de Minas está mais rico a partir de hoje com a presença da desembargadora empossada” disse ele ressaltando sua alegria e emoção pelo fato de a primeira solenidade de posse de desembargador que preside ser exatamente a de Valéria Rodrigues, sua grande amiga.
Valéria Rodrigues de Queiroz ingressou na magistratura em 1992. Passou pelas Comarcas de Conselheiro Lafaiete, Piranga, Passa Quatro, Miraí, Araxá, Muriaé e Belo Horizonte, onde é superintendente interina da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG. É coordenadora da área da Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros. Ela foi promovida ao cargo de desembargadora no último dia 17 de agosto, pelo Órgão Especial e ocupará a 15ª Câmara Cível do Tribunal.
Familiares e amigos da desembargadora empossada estiveram presentes além de diversas autoridades, entre eles o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o vice-corregedor geral de Justiça, desembargador Corrêa Camargo; e o advogado-geral adjunto, Sérgio Pessoa, representando o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel.