posse eduardo machado desta.jpgTomou posse, hoje, 27, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o advogado Eduardo Machado Costa. Ele ingressou no TJMG pelo quinto constitucional e ocupa a vaga do desembargador Nilson Reis, que se aposentou. A cerimônia de posse foi realizada na Unidade Raja Gabáglia do TJMG, em Belo Horizonte, no início da noite.

Para o novo desembargador, o ingresso no Tribunal de Justiça representa o reconhecimento dos 31 anos em que serviu à advocacia. “Além de uma evolução pessoal, entendo que a minha posse como desembargador é uma demonstração inequívoca de apreço daqueles que estiveram comigo durante todo esse período, meus colegas advogados, magistrados, parentes e amigos. Me sinto muito feliz por ter conseguido esse apoio. Minha expectativa é a melhor possível. Acredito que muda o rumo profissional, mas a luta sempre será a mesma, baseada em alguns pilares que eu sempre soube sustentar em minha vida profissional que são a transparência, a ética, a disciplina, o respeito e a harmonia” afirmou.

O presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, deu as boas vindas ao novo desembargador. “É com muita alegria que o Tribunal de Justiça recebe seu novo desembargador. Estamos certos de que passaremos a confiar em uma pessoa competente, empenhada e dedicada, um verdadeiro aliado para o fortalecimento da Justiça de Minas Gerais. Desejamos sucesso ao novo desembargador”, afirmou.

Além do presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, compuseram a mesa de honra: o ouvidor-geral do Estado e ex-presidente do TJMG, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, representando o governador de Minas, Aécio Neves; o ministro Fernando Gonçalves, representando o presidente do STJ, ministro César Asfor Rocha; o deputado estadual Délio Malheiros, representando o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; a procuradora Gisela Santos Saldanha, representando o procurador-geral de Justiça de Minas, Alceu Torres Marques; a vice-presidente Administrativa do TRT 3ª Região, desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães, representando o presidente, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa; e o presidente da OAB-MG, Raimundo Cândido Júnior.

Diversas autoridades compareceram à solenidade, entre elas o secretário de Defesa Social de Minas, Maurício Campos Júnior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa; o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Reynaldo Ximenes; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio Paduani; o vice-presidente e corregedor do TRE/MG e vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges; o diretor do foro da comarca de Belo Horizonte, juiz Marco Aurélio Ferenzini; e o vice-presidente Financeiro da Amagis, desembargador Luiz Aldebert Delage Filho, representando o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais.

Currículo

Eduardo Costa é natural de Belo Horizonte. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, em 1978. Integrou o departamento jurídico das empresas Banco Bamerindus, Minas Investimentos, Agrimisa, Ford e Clube Atlético Mineiro. Exerceu quatro mandatos de conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas e foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina desse mesmo órgão, de janeiro de 2003 a fevereiro de 2008. Ainda na OAB/MG, integrou a Comissão de Exame de Ordem, participando da banca das matérias Estatuto da OAB e Código de Ética e Disciplina. Foi vice-presidente e corregedor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Mineiro durante quatro mandatos. Foi presidente dos Tribunais Mineiros de Justiça Desportiva de Vôlei; de Basquete; de Natação; de Automobilismo; e de Futebol de Salão. Também tem passagem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.

posse eduardo machado 1.jpg
posse eduardo machado 2.jpg