destaque.jpg

Os desembargadores Antônio Marcos Alvim Soares e Luiz Audebert Delage Filho tomaram posse nesta quinta-feira, 1º, como corregedor-geral de Justiça e vice-corregedor geral de Justiça. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes dos Três Poderes, além de familiares e amigos dos empossandos.

Ao entregar o cargo, o desembargador Célio Paduani falou sobre a função da Corregedoria e desejou aos novos empossandos sucesso no exercício da função. “A Corregedoria Geral de Justiça, por sua estrutura e múltiplas funções, é um órgão complexo, mas não de complexidade extrema. O regulamento estabelece as competências do corregedor, do chefe de gabinete, dos juízes auxiliares, assessorias jurídica e administrativa e todos que ali exercitam suas atividades. A meu sentir a função primordial da Corregedoria é a de orientação. Sob minha administração, sempre deixei as portas abertas a todos, inclusive para os seguidores mais humildes, e só encontrei amigos e amigas”, disse o magistrado agradecendo a todos os juízes auxiliares da Corregedoria, “que foram meus companheiros diários no percurso de quase dois anos. A eles as minhas inderrogáveis homenagens”, completou.

O novo corregedor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares, agradeceu a presença de todos e defendeu uma gestão embasada em três pilares, que de acordo com o magistrado, preservam o mundo: a verdade, a Justiça e a paz. “A nossa meta é buscar atingir as três e atingi-las com a humildade daquele que busca, daquele que pede, mas também com a força daquele que luta buscando apresentar um trabalho simples e transparente. A verdade é encontrada na Justiça, e esta se achará na paz. A paz não quer dizer silêncio, nem renúncia, nem submissão, mas a paz é encontrada na harmonia de sermos iguais, de termos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Reconheço a relevância da função de corregedor-geral e estou muito emocionado e gratificado em poder exercer esse cargo. Nesse trajeto temos que levar sempre em destaque o valor da Instituição. Temos que olhar para o bem da Corregedoria e também para o bem do Judiciário mineiro”, afirmou o magistrado.

O desembargador Audebert Delage Filho ressaltou que “o cargo de vice-corregedor é um cargo eletivo, mas não é um cargo de direção. Diferentemente dos vice-presidentes, ele não tem função específica, mas pode ter funções delegadas pelo corregedor ou substituir eventualmente o corregedor. Na gestão do desembargador Alvim Soares possivelmente haverá uma delegação maior de funções ao desembargador vice-corregedor. E nessas delegações eu estarei sempre disponível e numa circunstância muito especial porque o corregedor não se afasta da função jurisdicional comum. Ele desempenha suas funções referentes ao cargo sem o afastamento da função jurisdicional”, afirmou o magistrado destacando a inovação das últimas eleições para vice-corregedor, quando todos os desembargadores poderiam concorrer ao cargo, diferentemente das demais quando apenas poderiam concorrer apenas os cinco mais antigos. “Tenho minha eleição como uma eleição muito importante, que inaugurou uma nova era nas escolhas de vice-corregedor”, afirmou.

O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa prestou homenagens aos empossados. “Hoje é um dia especial para a Justiça de Minas e para todos os cidadãos que depositam sua confiança no Poder Judiciário deste Estado. Tomam posse na Corregedoria-Geral de Justiça dois dos mais expressivos e conceituados representantes do Poder Judiciário mineiro. Parabéns ao ilustre desembargador Célio Paduani que soube tão bem conduzir de maneira inovadora e admirável a Corregedoria-Geral de Justiça, deixando a sua marca, exemplo a seguir de competência, dinamismo e correição”, afirmou.


mesacorregedor.jpg
Para o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, os empossados “dignificarão o nome da Corregedoria de Justiça e ampliarão sua já vasta biografia de serviços bem prestados. Os desembargadores que tomaram posse hoje são dois nomes de grande expressão no Judiciário mineiro. Muito já fizeram pela Justiça em Minas Gerais e muito mais prometem fazer nesse novo desafio na investidura de cargos de tamanha responsabilidade. O que se espera é a continuidade dos trabalhos da Corregedoria, não como órgão destinado a penalizar juízes e servidores, mas como órgão orientador das atividades de todos nós que compomos os quadros da Justiça mineira e, somente naqueles casos – raros – em que houver efetiva falha intencional e indesculpável, agir a Corregedoria como órgão sancionatório. Esta vem sendo a tônica das últimas investiduras na Corregedoria e este é sem dúvida o papel para o qual estão talhados e destinados os desembargadores Alvim Soares e Delage Filho”, afirmou o presidente da Amagis, desejando felicidades e realizações nos novos cargos.

Eleição

O novo corregedor-geral de Justiça e o vice-corregedor-geral de Justiça foram eleitos em fevereiro deste ano em sessão no Tribunal Pleno. A votação foi por meio de voto secreto e os desembargadores Alvim Soares e Delage Filho terão mandato de dois anos.

Antônio Marcos Alvim Soares ocupou o cargo de vice corregedor-geral de Justiça desde 2008. Nascido em Mar de Espanha, município situado na Zona da Mata mineira, o desembargador se formou em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1969. Como magistrado, atuou nas comarcas de Açucena, Ipanema e Muriaé. Transferido para a comarca da capital, Alvim Soares atuou como Juiz da 6ª Vara de Família e Juizado de Pequenas Causas, foi ainda Juiz do TRE/MG e Juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais.

Luiz Audebert Delage é natural de Juiz de Fora e graduou-se bacharel em Direito na UFJF em 1973. Ocupa o cargo de desembargador do TJMG desde 2002, é membro eleito da Corte Superior e presidente do Grupo Gestor de Sustentabilidade Legal do TJMG e vice-presidente Financeiro da Amagis. Na magistratura, Audebert Delage atuou em comarcas do interior - Tarumirim, Ipanema e Pirapora - e na capital, como juiz de Direito na 14ª Vara Criminal. Foi presidente da 1ª Câmara Criminal e presidente do Grupo de Câmaras Criminais, do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais.


Homenagem

Ontem, 30, o desembargador Célio César Paduani foi homenageado pelos funcionários da Corregedoria-Geral de Justiça, pelos juízes, desembargadores e familiares. Foi exibido um vídeo com depoimentos para o desembargador além de fotos dos momentos marcantes de sua vida. Em suas palavras, o desembargador Paduani agradeceu a todos os presentes pelo período de convivência nos quase dois anos que esteve à frente da Instituição.