Tomaram posse como desembargadores do TJMG, nesta quinta-feira, 11, os magistrados José Luiz de Moura Faleiros e Marcelo Pereira da Silva. Eles foram promovidos em sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 10.
José Luiz de Moura Faleiros vai ocupar, por merecimento, a 11ª Câmara Cível do TJMG, e Marcelo Pereira da Silva, promovido por antiguidade, ocupará a 1ª Câmara Criminal. Na mesma solenidade, entrou em exercício como convocada a juíza Eveline Mendonça Félix para substituir na 4ª Câmara Cível do TJMG.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou do evento e parabenizou os colegas. “A promoção dos dois magistrados e a entrada em exercício da juíza Eveline Mendonça representam justo reconhecimento a três magistrados de brilhante carreira que, com toda certeza, irão contribuir muito com o Tribunal de Justiça”, afirmou.
O presidente do TJMG desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho conduziu o evento destacando a legitimidade do Poder Judiciário e a confiança que a população deposita nele. De acordo com ele, essa confiança representa o reconhecimento das pessoas na importância dos tribunais e no papel dos magistrados. “Hoje vem somar a nós magistrados experientes, íntegros e operosos como os que hoje empossaram como desembargadores e a juíza Eveline como convocada. Que o novo ciclo que inauguram e que representa merecido coroamento de suas carreiras sejam um período igualmente iluminado como tem sido a jornada de Vossas Excelências até aqui”, disse.
Para o desembargador José Luiz de Moura Faleiros, a posse representa uma realização pessoal de muita satisfação. “Depois de trilhar quase 30 anos na Magistratura passando por diversas comarcas e estar substituindo no Tribunal desde 2019, tenho a certeza de que atinjo agora o mais elevado grau da prestação jurisdicional de nosso Estado com muita honra e satisfação”, afirmou.
O desembargador Marcelo Pereira da Silva afirmou que o momento é de agradecimento. “Recebo com serenidade minha promoção e darei sequência a minha carreira desde agosto de 1993, quando ingressei na Magistratura. É um momento de muita alegria e responsabilidade. Só tenho a agradecer”, disse.
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a vice-corregedora de Justiça, desembargadora Yeda Athias; e o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares. Diversos magistrados, familiares e amigos dos empossados também prestigiaram a solenidade.
José Luiz de Moura Faleiros
Natural de Itirapuã, no Estado de São Paulo, José Luiz de Moura Faleiros é formado pela Faculdade de Direito de Franca (SP). Ele ingressou na Magistratura mineira em 1994 e era titular da 1ª Vara Criminal de Uberlândia, tendo substituído no TJ nos últimos anos.
Marcelo Pereira da Silva
Marcelo Pereira da Silva ingressou na Magistratura em agosto de 1993. Já atuou nas Comarcas de Lajinha, Resplendor, Coronel Fabriciano. Antes de convocação para o Tribunal de Justiça, integrava a 9ª Unidade dos Juizados Especiais de Belo Horizonte.