possevices.jpgOs novos vice-presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tomaram posse hoje, 05, em solenidade no Anexo I do TJMG, em Belo Horizonte.

Os desembargadores Carreira Machado, Herculano Rodrigues e Márcia Milanez ocupam os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente.

A abertura da solenidade foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Resende. Em seguida, os empossandos leram, da tribuna, o compromisso legal e assinaram o termo de posse.

O desembargador Carreira Machado falou em nome dos empossados, agradecendo aos colegas pela confiança e tecendo elogios à administração dos desembargadores Cláudio Costa, Reynaldo Ximenes e Jarbas Ladeira. Em seu discurso, o magistrado falou também sobre o acúmulo de processos que chegam ao Judiciário. “O Poder Judiciário atribui-se como garantidor do estado democrático de direito. Os direitos ainda não garantidos por políticas públicas reais levam todos a recorrerem ao Judiciário, o que o deixa sobrecarregado”, afirmou o desembargador, revelando o objetivo de trabalhar por uma Justiça forte e ágil na garantia dos direitos e na promoção da paz social.

Em entrevista ao site da Amagis, o desembargador Joaquim Herculano afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo desembargador Reynaldo Ximenes à frente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). “Vamos enfatizar a atuação da Ejef na formação de juízes e servidores em um plano de implementação de uma dinâmica de aprimoramento de juízes, não só os que acabaram de passar no concurso, mas também os vitaliciados, além de dar o melhor possível para o aprimoramento, também, do servidor. Essa é a missão institucional da Escola Judicial”, afirmou o magistrado.

vicesplateia.jpg

A desembargadora Márcia Milanez também conversou com a reportagem da Amagis e agradeceu a confiança depositada pelos colegas. A magistrada afirmou que dará continuidade a projetos já instalados, como a Apac e o PAI-PJ. Sobre o fato de ser a primeira mulher a assumir um cargo de direção no Tribunal, Márcia Milanez destacou a eficiência feminina para administrar. “É com muita emoção que assumo este cargo, mas também com muita responsabilidade. Sei que será uma vitrine, mas estou muito confiante porque mulher sabe administrar. É grande minha expectativa e acho que essa é a hora para buscar soluções alternativas para os conflitos”, afirmou a desembargadora.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, esteve presente na solenidade. “A posse dos novos vice-presidentes do Tribunal representa uma renovação intensa dentro dos quadros vigentes, trazendo boas expectativas. São amigos que entram na direção e outros que saem. Tudo isso sugere que o relacionamento entre a Amagis e o TJMG continuará a ser tão bom quanto antes, e até melhor”, afirmou o juiz Bruno Terra, parabenizando, em especial, a desembargadora Márcia Milanez por ser a primeira mulher a tomar assento na mesa diretora do Tribunal. “A ela, especialmente, o desejo e o voto de que tenha uma investidura profícua, que sirva de exemplo e que atraia novos nomes para a administração superior do TJMG”, concluiu.

Diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo participaram da solenidade desta sexta-feira.

vices2.jpg

Eleição

Os três vice-presidentes do TJMG foram eleitos no dia 22 de fevereiro e sucedem nos cargos os desembargadores Cláudio Costa - eleito presidente do TJMG - , Reynaldo Ximenes e Jarbas Ladeira. O mandato é de dois anos.

O desembargador Cláudio Costa toma posse na presidência do Tribunal no mês de junho, quando o desembargador Sérgio Resende se aposenta. Em julho, tomam posse os desembargadores Alvim Soares, no cargo de corregedor-geral de Justiça, e Audebert Delage Filho, que é vice-presidente financeiro da Amagis, no cargo de vice-corregedor-geral da Justiça.

vices1.jpg

Trajetórias

Carreira Machado


Nascido na cidade de Pitangui, o desembargador Mário Lúcio Carreira Machado graduou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, em 1968. em 1976 ingressou na magistratura mineira atuando nas comarcas de Presidente Olegário, Ibiá, Barbacena e Belo Horizonte. Chegou ao TJMG em abril de 1998. foi designado 3º vice-presidente do TJMG, entre março de 2005 e janeiro de 2006 e reempossado em março de 2006.

Joaquim Herculano

O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues é natural de Abre Campo. Graudou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1971. Ingressou na magistratura em 1976 e passou pelas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte. Em 1997, foi presidente do Tribunal de Alçada e, em dezembro, do mesmo ano chegou ao TJMG. Em 2006, ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor do TRE/MG. Foi vice-presidente da Amagis nos anos de 95 a 97, e nos anos de 2003 e 2004.

Márcia Milanez


A desembargadora Márcia Maria Milanez é natural de Belo Horizonte. Formou-se em Direito Pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1970. Foi advogada militante nas comarcas de Mesquita e Coronel Fabriciano. Ingressou no Ministério Público em 1978, atuando na comarca de Mesquita. Foi ainda procuradora de justiça e professora da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Tomou posse como desembargadora do TJMG em 2001.