A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), encerrou na terça-feira, 31 de agosto, o 2º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, realizado nos meses de junho, julho e agosto para 98 candidatos, aprovados em fases anteriores do último concurso para a seleção de novos juízes que vão atuar nas comarcas mineiras.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Herculano Rodrigues, destacou que o curso chegou ao final, mas que a busca de cada novo juiz pelo conhecimento deve perdurar por toda a vida. “Temos respostas, mas elas não são duradouras. A vida é dinâmica”, disse. O magistrado afirmou que o aproveitamento dos candidatos no curso foi digno de elogios e merece cumprimentos especiais.
O desembargador desejou sucesso aos novos juízes, que trabalharam com afinco para serem aprovados em um concurso rigoroso: “Vocês sonharam alto e conseguiram realizar esse sonho. O sucesso é fruto de dedicação”.
No evento de encerramento, compuseram a mesa de honra, além do superintendente da Ejef, os desembargadores Jane Silva, Audebert Delage, Manuel Saramago, Afrânio Vilela e Tiago Pinto e o presidente da Comissão para Assuntos Legislativos da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG), Luiz Carlos Gambogi. Todos fizeram parte da comissão examinadora do concurso.
Ao longo dos três meses de curso, os 98 alunos participaram de diversas palestras e aulas. Entre os temas abordados estavam ética, filosofia do Direito e o Judiciário do futuro.
Os novos juízes tomarão posse em solenidade que será realizada no próximo dia 10, às 17h, no salão do I Tribunal do Júri, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.
Fonte: TJMG