Desde a adoção do trabalho remoto, em 16 de março, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já teve 10.140.472 atos processuais executados por magistrados, servidores e colaboradores, de acordo com números atualizados em 24 de maio.

Desse total, foram proferidas 502.574 sentenças e decisões, com 967.998 despachos. Foram realizadas 17.915 audiências. Deram entrada 263.595 feitos e outros 250.613 foram baixados. Foram 8.401.372 movimentações processuais realizadas por servidores.

Os prazos processuais dos processos que tramitam em meio físico permanecem suspensos até o dia 31 de maio de 2020.  Já aqueles que têm andamento no meio eletrônico estão com andamento regular.

As audiências são realizadas preferencialmente à distância, por meio virtual ou eletrônico.

Nova experiência

Na Comarca de Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, já houve 358.383 movimentações, de 16 de março a 24 de maio.

Foram 37.116 despachos, com 19.448 decisões e sentenças assinadas. No período, deram entrada na comarca 10.298 novas ações e arquivadas outras 10.128.

Ouça o podcast com o áudio da juíza de Uberlância, Maria Elisa Taglialegna:

A juíza diretora do foro, Maria Elisa Taglialegna, ressalta os bons números alcançados 

A juíza diretora do foro da comarca, Maria Elisa Taglialegna, comenta que Uberlândia tem cumprido rigorosamente as normas baixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça.

“No atual  momento de pandemia, a maioria tem trabalhado de forma remota, com o mínimo de servidores no prédio. O que podemos sentir é que houve um incremento na prolação de sentenças e despachos”, disse.

A magistrada destaca que as secretarias mantiveram os trabalhos no mesmo nível. “A maioria delas, inclusive, apresentou um ganho de produtividade”, ressaltou. Trabalhar neste momento, com as novas ferramentas de comunicação à distância tem sido uma experiência nova e muito bem recebida, de acordo com a juíza Maria Elisa Taglialegna. "E os resultados são muito positivos na Comarca de Uberlândia", ressaltou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG