O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 7, o novo Fórum da Comarca de Visconde do Rio Branco, na Região da Zona da Mata. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e os desembargadores Tiago Pinto e Luciano Pinto, naturais de Visconde do Rio Branco, participaram da cerimônia, assim como outras autoridades.
O novo prédio irá abrigar a Vara Cível, da Infância e da Juventude e de Precatórias; Vara Criminal e de Execuções Fiscais; Unidade Jurisdicional do Juizado Especial, e ainda salas para o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, sala de arquivos, concentrando tudo em um único prédio, trazendo mais conforto e segurança para a comunidade jurídica e os jurisdicionados.
Existe a previsão ainda da instalação de mais duas varas, e no dia 25 de agosto deste ano, será inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejus), que irá contribuir para a diminuição do acervo da comarca, trazendo uma solução mais rápida dos processos.
O acervo atual da comarca é de 7 mil processo para a Vara Cível, 11 mil para Criminal, e 2,3 mil no Juizado Especial. São distribuídos ainda, 700 ações ao mês.
O prédio conta com estacionamento, elevador, ar-condicionado central com distribuição para todas as salas, salas do Tribunal do Júri, de testemunha separada, cela para acomodação do preso, e conselho de sentença.