jornadainstitucional.jpg
Teve início na quarta-feira, 19 de março, a “1ª Jornada de Relacionamento Institucional Poder Executivo e Poder Judiciário de Minas Gerais”. O encontro, realizado no Edifício Gerais da Cidade Administrativa, teve como objetivo o aperfeiçoamento das relações institucionais, bem como a troca de experiências entre os órgãos envolvidos.

Ao abrir o encontro, a subsecretária da Casa Civil e das Relações Institucionais, Letícia Torres, representando a secretária Maria Coeli Simões Pires, falou da satisfação da instituição em receber representantes do Judiciário em todos os momentos e, em especial, nesse, em que se buscam parcerias para temas e questões comuns às agendas de ambas instituições. Ressaltou a harmônica convivência entre Executivo e Judiciário, construída a partir do diálogo. Elogiou a iniciativa do TJMG de instituir a jornada institucional, definindo-a de “bem-vinda”.

Representando o TJMG, o secretário da Presidência para Relações Institucionais, Augusto Horta, destacou a importância da interação entre os dois Poderes, e as boas expectativas do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Herculano Rodrigues, em relação à iniciativa.

Em nome da secretária de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo, Renata Maria Paes de Vilhena, a subsecretária Adriane Ricieri desejou sucesso na realização de novas parcerias com o TJ. Lembrou que o Judiciário já é parceiro, de longa data, do Governo no projeto “Descomplicar”.

Na sequência do encontro, Augusto Horta fez uma exposição do papel das Relações Institucionais no Plano Estratégico do Poder Judiciário. Ressaltou a importância de se intensificar o contato do TJ com seus elos institucionais, por meio do incremento quantitativo e qualitativo de parcerias. Na oportunidade, declarou que as relações institucionais funcionam como “tramas”, que fortalecem o tecido institucional.

Projetos

Os projetos estratégicos de relacionamento institucional já desenvolvidos pelo TJMG e objeto desse primeiro encontro foram os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, a Otimização da Gestão da Informatização e da Gestão Documental, Sustentabilidade Legal e Plano dos Serviços Notariais e de Registro.

Foram formadas quatro mesas de interação, com representantes do Judiciário e do Executivo, para exposição de experiências de cada órgão relacionadas à temática específica. O espaço possibilitou uma breve apresentação de cada projeto, a troca de experiências e a avaliação da viabilidade técnica de novas parcerias.

Representaram o TJMG, na exposição dos projetos, os servidores Ana Paula Vilhena e José Augusto da Silva Neto, da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin), André Borges e Paulo Eduardo Silva, da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), Dalila Saurine e Henrique Esteves, da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), e Iácones Batista Vargas e Marcelo Caldeira Gandra, da Corregedoria Geral de Justiça.

Esforços conjuntos

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Herculano Rodrigues, por meio da Jornada Institucional, será possível estabelecer parcerias em ações e projetos novos ou que já estejam em andamento, com o aproveitamento de experiência e investimentos realizados pelo Judiciário, Executivo e Legislativo.

O magistrado lembrou que essa ação, prevista no mapa estratégico do TJMG e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), traz vários benefícios, entre eles, o fortalecimento das instituições e a melhoria dos serviços prestados à sociedade, concentrando esforços e maximizando resultados. “Acredito que Minas é o local propício para essa iniciativa em virtude de sua tradição para o diálogo e para as soluções compartilhadas”, concluiu.

Dando continuidade à jornada, um encontro com as equipes do Poder Legislativo já está sendo agendado.

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG