Tiveram início hoje, 29, na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), as atividades do 14º Vitaliciar - Programa de Aperfeiçoamento de Magistrados Vitaliciandos do TJMG. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da solenidade de abertura.
O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, parabenizou toda a equipe da Escola Judicial pela preparação do curso que tem o grau de compromisso que exige uma escola com o porte da Ejef. Em seguida ele ressaltou a importância da realização do Vilatiliciar e da interação entre os magistrados, o que possibilita uma rica troca de experiência e enriquece a qualificação da prestação jurisdicional. “O curso é um dos mais importantes que a Ejef promove e fará dos senhores melhores juízes e melhores cidadãos no cumprimento do dever jurisdicional”. Herbert Carneiro ressaltou ainda a necessidade do diálogo e da interação entre o juiz, o servidor e a comunidade. “O Poder Judiciário de uma comarca só será prestigiado se tiver na pessoa do juiz uma liderança com a consciência de que não basta resolver processos, mas é preciso também interagir com as pessoas, com os servidores, com a comunidade e com os órgãos públicos que formam o município”, disse.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, ressaltou que Ejef tem pautado suas ações na formação técnica e na formação humana dos magistrados e servidores. “Uma gestão humanizada aliada a um aprimoramento constante da formação jurídica tende a gerar bons resultados tanto para a instituição, que adquire um índice maior de confiabilidade junto a população, quanto para os juridicionados”, afirmou. De acordo com Wagner Wilson o programa permitirá uma avaliação do trabalho desenvolvido pelos magistrados como gestores e como julgadores, além de constituir-se em espaço de escuta e debate em um esforço conjunto para aperfeiçoar e humanizar os serviços prestados à sociedade. “O Vitaliciar pretende oferecer o necessário suporte no desempenho das atividades que lhe são próprias por meio de instrumentos que possam conferir mais segurança, celeridade e efetividade à prestação jurisdicional”, disse o magistrado agradecendo a todo o corpo técnico da Escola Judicial e a todos os magistrados presentes.
O curso vai continuar até a próxima sexta-feira na sede da Ejef. Entre os assuntos a serem abordados estão gestão humanizada; gestão de pessoas e processos; questões práticas do dia a dia da judicatura; Direito processual criminal e execução penal; entre outros.
Participaram também da abertura do curso 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto de Almeida;o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; e do presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça e presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados e ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, alem de magistrados que compõem o corpo técnico da Escola.