instalavargplaca.jpgO Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), instalou na tarde dessa quinta-feira, 17, em cerimônia realizada no Fórum Juiz Ruy Vitor do Prado, a 2º Vara Criminal da Infância e da Juventude da Comarca de Varginha, no Sul de Minas.

Para o desembargador Antônio Armando dos Anjos, que representou o presidente do TJMG, a instalação da nova jurisdição é um avanço para a comarca. Antônio Armando disse ainda, que frente ao avanço da criminalidade, que para ele, expressa a realidade econômica e política de um país, a magistratura tem buscado por meio de medidas sócio-educativas reinserir os apenados à sociedade.

O diretor do Foro, juiz Morvan Rabelo de Rezende, lembrou que a instalação da 2ª Vara Criminal e da Juventude era uma reivindicação de toda a comunidade de Varginha, pois nos últimos anos, chegou-se a conclusão de que era indispensável que a Comarca recebesse mais uma vara para atender às crescentes necessidades do serviço criminal e das questões relacionadas à infância e juventude. O magistrado agradeceu a cooperação das autoridades locais e estaduais para a instalação da nova vara, em especial ao desembargador aposentado Reynaldo Ximenes, assessor especial da presidência da Amagis, que foi juiz na comarca.

Retomada

Segundo o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, com a instalação da 2ª Vara Criminal da Infância e da Juventude de Varginha, a justiça está sendo restabelecida, pois a comarca já teve duas varas criminais, sendo que uma delas teve a competência alterada causando o estrangulamento do serviço criminal em uma única vara. “A normalidade do serviço criminal em Varginha foi restaurada, não apenas para a felicidade dos juízes, mas principalmente para a garantia da cidadania na comarca”, comentou.

De acordo com o vice-presidente de interior da Associação, juiz Antônio Carlos Parreira, a instalação da 2ª Vara foi um conquista de toda a sociedade de Varginha, que contribui muito para a retomada do funcionamento da jurisdição. Para ele, com este ato, o TJMG repara e um erro cometido anteriormente e resgata uma dívida com comarca. Parreira ainda fez questão de agradecer ao presidente da Amagis e aos desembargadores Doorgal Andrada, Nelson Missias de Morais, Tiago Pinto e Reynaldo Ximenes, que apoiaram os magistrados nessa conquista.
Na ocasião, Raphael Garcia Monteiro, que foi promotor de Justiça da comarca por 22 anos, foi agraciado com a Medalha Hélio Costa, no âmbito de Varginha.

instalavargmesa.jpginstalavargmedalha.jpg