- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco
TJMG instala vara na comarca de Igarapé
11/06/2014 10h54 - Atualizado em 09/05/2018 15h58
A comarca de Igarapé passou a contar a partir de ontem, 10 de junho, com uma nova vara. A 2ª Vara Cível da Infância e da Juventude e Juizado Especial Criminal vai atender a população das cidades de Igarapé e São Joaquim de Bicas, na região central de Minas Gerais, favorecendo a prestação jurisdicional. Com a nova unidade, a comarca, que possui um acervo de 15 mil processos, passa a funcionar com 4 varas para o atendimento dos cidadãos. O diretor do Foro, juiz Paulo Sérgio Néris, representou a Amagis na solenidade.
O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Manuel Bravo Saramago, que na solenidade de instalação representou o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, comemorou a ampliação do atendimento em Igarapé. Para o desembargador, o momento no país é de mudança profunda, já que a sociedade brasileira não aceita mais esperar por um serviço público de qualidade. O desembargador explicou que, para este anseio, há uma única saída: aprimorar os serviços e instituições, privilegiando os interesses da sociedade. Manuel Bravo Saramago ponderou ainda que o Judiciário mineiro tem trabalhado sob grande pressão, enfrentando os desafios de uma grande demanda processual contra a realidade das limitações estruturais e orçamentárias. Ainda assim, o TJMG luta para ampliar suas capacidades, planejando e preparando as mudanças conforme suas possibilidades, destacou o desembargador.
Cidadãos em busca de direitos
O 3º vice-presidente do TJMG explicou que o foco neste momento é aprimorar os serviços na comarca de Igarapé, que recebe 800 novos processos por mês. Para o desembargador, se por um lado, esse grande volume de trabalho significa uma sobrecarga para a equipe de magistrados e servidores é também sinal de algo positivo: os cidadãos estão conscientes e não hesitam em buscar seus direitos. Manuel Bravo Saramago felicitou a instalação, desejando que a mudança revigore os ânimos de magistrados e servidores no exercício de sua função.
O juiz Paulo Sérgio Néris, diretor da comarca de Igarapé, também comemorou a instalação, considerando que aquele era um momento de júbilo para a comunidade jurídica de Igarapé. O magistrado defendeu que a instalação da nova unidade é um ato importante na construção, sempre constante, do estado democrático de direito. Paulo Sérgio Néris afirmou ainda que a Justiça, e a comarca em especial, são a casa do povo, que ali busca a solução de seus conflitos de direito. Sendo assim, a nova vara permitirá uma prestação jurisdicional mais digna para aqueles que precisam do judiciário. O magistrado explicou que a instalação reafirma o necessário crescimento da comarca e aproveitou a oportunidade para agradecer especialmente ao presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, que ouviu o apelo dos magistrados da comarca e concretizou a ampliação do atendimento na comarca por meio da nova vara. O juiz diretor do Foro disse também que, com a instalação, o TJMG cumpre a sua missão de atender os cidadãos, assegurando ao povo o sentimento de confiança, proteção e melhores perspectivas para as gerações futuras. Paulo Sérgio Néris afirmou por fim que a evolução do ser e das instituições deve ser uma constante e Igarapé deu mais um passo no sentido de sua evolução.
Presentes
Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG, Marcos Henrique Caldeira Brant; as magistradas Andréa Faria Mendes Fonseca, Glauciene Gonçalves da Silva, Viviane Queiroz da Silveira Cândido, todos da comarca de Igarapé; o promotor de Justiça da comarca de Igarapé, Felipe Gomes de Araújo; a defensora pública Paula de Deus; o presidente da OAB/MG, subseção Igarapé, Luis Gustavo Teixeira Campos; o comandante da 7ª CIA Independente da Polícia Militar de Igarapé, major Carlos Gomes da Costa e a delegada da Polícia Civil de Igarapé, Carolina Izabel Carneiro.
Fonte:TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG