livrotjapres.jpg
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou, nesta terça-feira (22), o livro ‘Judiciário de Minas - Infância e Juventude em Destaque’, que reúne histórias de sucesso de projetos apresentados por magistrados e servidores do Tribunal em favor da infância e da juventude.

Ao citar versos de Milton Nascimento e Vagner Tiso, na canção ‘Coração de Estudante’, o desembargador Wagner Wilson, superintendente da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), lembrou que “renova-se a esperança na aurora, cada dia”, destacando a importância dos projetos registrados no livro para a proteção da infância e da juventude para cerca de 10 mil crianças e adolescentes atendidos em todo o Estado. “Conclamamos outros a seguir esses exemplos, guiados pela ética do cuidado”, afirmou.

O presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, destacou a importância da iniciativa dos magistrados, que mobilizaram a sociedade, tirando jovens de situações de risco e fortalecendo a cidadania. Exemplos, que, para ele, devem e podem ser seguidos e inspirar novos projetos.
Orquestra

O lançamento do livro foi marcado pela primeira apresentação da Orquestra Infantojuvenil da Coinj, projeto que alia proteção à infância e juventude, cidadania e arte, composto por cerca de 30 crianças que vivem em instituição de acolhimento em Belo Horizonte.

Com atuação em todo o Estado, a Coordenadoria foi criada em junho de 2010 com os objetivos de elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Poder Judiciário na área da infância e juventude, apresentar propostas de planejamento para as varas da infância e da juventude, dar suporte aos magistrados e servidores e promover a articulação da Justiça com outros órgãos públicos, entidades governamentais e não governamentais, entre outros.
O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, o ex-presidente da Amagis e Coordenador do Projeto Novos Rumos, desembargador Nelson Missias, o desembargador José Fernandes Filho, Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, representando o governador Antonio Anastasia.
livrotjwilson.jpglivrotjentrega.jpglivrotjcapa.jpg