Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 10, o TJMG lançou a Medalha Comemorativa dos 300 Anos da Comarca do Serro, instituída pelo Tribunal como expressão artística e cultural, para homenagear pessoas físicas e jurídicas que contribuíram com o judiciário do Estado, como recordação para positivar e perpetuar sua importância. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou do evento.
As primeiras duas medalhas foram entregues ao governador Romeu Zema, representado na solenidade pelo advogado-Geral do Estado Sérgio Pessoa de Paula, e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deputado Agostinho Patrus. Eles receberam a Medalha das mãos do presidente do Tribunal, desembargador Gilson Soares.
“Celebrar os 300 anos da Comarca do Serro, a quarta mais antiga de Minas, e a 13º a ser instalada no Brasil, é exaltar nossas raízes profundas e é reconhecer a importância da preservação da memória do Judiciário mineiro, posto que ela se confunde com a própria história do Estado e com a formação da nossa gente. Há quem diga que foi com as comarcas que se iniciou o processo civilizatório de Minas Gerais”, destacou o presidente Gilson Soares.
De acordo com ele, ao condecorar os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo com a histórica Medalha dos 300 anos do Serro, a comissão organizadora da programação comemorativa, simbolicamente, exalta o papel imprescindível que precisa ser desempenhado pelos poderes que sustentam a organização política de Minas Gerais. “De maneira harmoniosa, o Judiciário, o Legislativo e o Executivo devem atuar juntos pelo fortalecimento da democracia e pela construção de uma sociedade mais justa; juntos, devem trabalhar para honrar o passado de Minas e de suas comarcas, legado marcado por aspirações de liberdade e autonomia”.
MagisCultura
Após a solenidade, os presentes receberam um exemplar da 22ª edição da revista MagisCutlura, editada pela Amagis, que homenageou a Comarca do Serro.
Faça o download da revista aqui.
O evento contou com a participação de magistrados mineiros, dos ex-presidentes do TJMG, desembargadores José Fernandes Filho e Nelson Missias de Morais, da ouvidora do Tribunal de justiça, Cláudia Regina Guedes Maia; da diretora do Foro da Comarca do Serro, juíza Sophia Goreti Rocha Machado, e do prefeito do Serro, Guilherme Simões. A ministra Assussete Magalhães, do STJ, nascida no município do Serro, enviou registro de pesar por não poder estar presente, devido a compromissos firmados anteriormente.
Serro
A comarca do Serro foi criada em 1720, originalmente comarca do Serro Frio, sendo, sendo, em ordem cronológica da histórica judiciária, a 4ª comarca de Minas Gerais e a 13ª do Brasil.
Veja aqui mais fotos do evento.