Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 5, foi lançada oficialmente a Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais, uma iniciativa do TJMG, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, Governo do Estado, Servas, Programa de Voluntários da ONU, e apoio da Amagis. O lançamento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Voluntário.

Voluntariado
O objetivo da rede é estruturar alternativas para melhorar, cada vez mais, a vida em comunidade, além de articular esforços que viabilizem a elaboração e a concretização de projetos voltados para o bem comum. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da solenidade.

Na abertura, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, representando o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro, cumprimentou a todos na pessoa do desembargador José Fernandes Filho, grande incentivador do voluntariado e exemplo a ser seguido. O desembargador falou sobre a iniciativa positiva do TJMG em consolidar e concretizar sua participação na rede de voluntário, parabenizando a presidência.

“Embora a as notícias veiculadas, em especial nas áreas política e econômica, possam sugerir uma pauta negativa, não devemos esmorecer, mas sim compor, por nós mesmos, uma pauta positiva. E esta pode ser feita entre outros exemplos, a partir do serviço voluntário. Grande é o número de pessoas que se oferecem espontaneamente em horas de folga em períodos de lazer, férias, e inúmeros também são aqueles aposentados que desejam doar suas experiências e conhecimentos às outras pessoas que dela necessitam. São iniciativas como estas que apoiamos e dirigimos para este trabalho. Sempre que a nação precisou, o povo não se furtou em ir ao seu auxílio. Este é o brio e a honra do povo brasileiro e do povo mineiro. Trabalho de paz e pela paz, e essencialmente social “, concluiu o desembargador ressaltando que o trabalho voluntário pode ser resumido em um única palavra: “solidariedade, a qual por sua vez significa a consideração e o respeito que nos devemos todos, uns aos outros”.

O ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho, fez o uso da palavra e lembrou que, desde que se aposentou, é um voluntário anônimo e silencioso. “Fui voluntário nos Juizados Especiais, na Ejef e agora na Coinj. Este é um trabalho que faço há muito tempo, estimulado por minha senhora e meus colegas do Judiciário. Mas o maior estímulo é a consciência tranquila e pacífica de saber que devo muito pelo muito que recebi da vida”, confidenciou o magistrado. De acordo com ele, o voluntariado é uma grande oportunidade de passar por esse mundo e morrer com a certeza de que a trajetória não foi em vão. “Serei permanentemente colaborador e incentivador para voluntários no Judiciário”, disse.

Coordenador da rede de Voluntários do TJMG, o desembargador Manoel dos Reis Morais, lembrou que o Tribunal de Justiça sempre teve voluntários e que a criação da rede vem de uma iniciativa destemida do presidente desembargador Herbert Carneiro, para estruturar o trabalho voluntário. O magistrado recitou Santo Agostinho, dizendo que a Justiça seria a virtude de dar a cada um o que é seu. “Mas o que é de cada um? Eu diria que é a existência digna, a existência onde cada um de nós possamos respeitar o outro”, afirmou. Para o desembargador Manoel dos Reis, o trabalho voluntariado é difícil, mas não impossível, desde que tenhamos pessoas de boa vontade, como muitos dos aqui presentes”.

A coordenadora do Programa de Voluntários da ONU no Brasil, Maria Dolores Gomes, agradeceu a todos os participantes da rede de voluntários do TJMG e destacou a importância do trabalho voluntário para a nação. “O compromisso dos voluntários em todo o mundo é o de tornar o mundo cada vez melhor para todos. É um trabalho de mão dupla. Se ganha ou se ganha”, afirmou Maria Dolores, se referindo à troca de experiências e de conhecimentos que por si é enriquecedor.

Ainda na solenidade, o TJMG entregou a voluntários do consulado da Bélgica em Minas Gerais e do TJMG diplomas em reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados.

Entre as autoridades presentes no evento estavam: o juiz auxiliar da corregedoria de Justiça, Sérgio Henrique Fernandes, representando o corregedor-geral de Justiça desembargador André Leite Praça; secretário de Estado de Planejamento de Gestão, Helvécio Miranda Magalhães; secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; secretário de Estado adjunto da Secretaria de Estado do Governo, Francisco Moreira, representando o secretário Odair Cunha; o promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, representando o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bitencourt; diretor de Investimento Social do Servas, Rodrigo Alisson Fernandes, representando a presidente do Servas, Carolina Pimentel; e o comandante geral da PMMG, cel. Marco Antônio Badaró Biachini.