A cinco dias da abertura da Semana Nacional pela Conciliação e os números continuam crescendo – 160 comarcas mineiras já aderiram ao movimento, 14.450 audiências já foram agendadas nos Juizados Especiais e 8.436 na Justiça Comum. Participam do mutirão as Centrais de Conciliação e o Magistrado Conciliador, ambos voltados para a busca do acordo em processos já iniciados na Justiça Comum, bem como os Juizados Especiais. E ainda os Juizados de Conciliação, que são informais, e a Conciliação de Precatórios. Somente em Belo Horizonte, 59 postos do Juizado de Conciliação participam da semana.

Várias atividades foram programadas para a semana com o objetivo de incentivar a cultura da conciliação. No dia 30 de novembro, domingo, às 10h, no Parque Municipal de Belo Horizonte, haverá show com a participação do grupo de teatro Armatrux, Rapper Renegado, violeiro Chico Lobo e grupo musical Meninas de Sinhá. Haverá ainda distribuição de material publicitário e sorteio de brindes.

A abertura oficial da semana será no dia 1º de dezembro, às 9 horas, no saguão do Fórum Lafayette (av. Augusto de Lima, 1.549 - BH), com a presença do presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende. Constam da programação para esse dia, o lançamento do Selo Personalizado da 3ª Semana Nacional pela Conciliação 2008 e coletiva com a imprensa.

O Tribunal de Justiça fará a divulgação diária dos dados estatísticos da semana em Minas através do portal www.tjmg.jus.br, ficando a cargo do CNJ a divulgação final dos resultados de todo o Brasil no dia 8 de dezembro.

Fonte: TJMG