Espaço para divulgar boas práticas e para se discutir a importância das parcerias para o aprimoramento dos serviços prestados à população. Com essa proposta, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participa do 13º Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENAT) – Transparência nas relações intersetoriais, aberto ontem, 5 de junho, no Cine Brasil Vallourec, em Belo Horizonte. A Orquestra Jovem do Tribunal mineiro abriu o evento, executando o Hino Nacional.

Coinj terceiro setor

Foto: Marcelo Albert

O Encontro Nacional do Terceiro Setor, iniciativa do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), constitui-se em importante ferramenta de articulação entre poder público, empresas e sociedade civil para o desenvolvimento de parcerias e alianças para a execução de projetos sociais. O evento tornou-se referência nacional como espaço para a discussão sobre a intersetorialidade.

O tema deste ano é a importância da parceirização na resolução de problemas sociais e na melhoria da qualidade na prestação de serviços de interesse público. A expectativa é que 600 pessoas ligadas diretamente à gestão das organizações participem do evento, que continua, hoje, dia 6.

Estande do TJMG

O estande do TJ foi organizado pelo Núcleo de Voluntariado do TJMG, integrado pelo desembargador Manoel dos Reis Morais (presidente) e pelos juízes da Corregedoria-Geral de Justiça Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes e Marcus Vinícius Mendes do Valle. No espaço destinado ao Tribunal de Justiça está sendo disponibilizado computador com acesso à internet e às páginas dos programas e ações desenvolvidos pela instituição com o objetivo de aproximar-se da população.


Na área da infância e da juventude, além da apresentação da Orquestra Jovem do TJMG, será exposto o livro Judiciário de Minas – Infância e Juventude em Destaque, realizado pela Coinj em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJ, que traz relatos do trabalho voluntario de magistrados e servidores.


Também serão divulgados, entre outros, os projetos e iniciativas Rua do Respeito, Plano de Logística Sustentável (PLS), Programa Novos Rumos, Conhecendo o Judiciário e o Núcleo de Assistência Servidor Solidário (Nass).

Rua do Respeito

Com o objetivo de mobilizar, articular e integrar esforços em prol da população em situação de rua, surgiu o projeto “Rua do Respeito: todos temos direito a ter direitos”. Resultado de um termo de cooperação técnica entre o Judiciário de Minas, o Ministério Público Estadual e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o projeto busca viabilizar ações para promover o exercício da cidadania desse público.

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) foi implantado pelo TJMG para disseminar a cultura da sustentabilidade e implementar ações de incentivo e conscientização, mecanismos de controle e monitoramento de compras, utilização e descarte de materiais, além do investimento em prédios sustentáveis e na qualidade de vida dos colaboradores. Uso consciente do telefone e dos correios, da água e da energia elétrica e licitações sustentáveis são alguns exemplos da proposta do PLS para uma gestão conectada com as novas demandas socioambientais.

Coral e Orquestra Jovem

O Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJ são voltados para crianças e adolescentes que vivem situação de risco social ou em instituições de acolhimento. Os jovens têm aulas de iniciação musical, canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo acústico, entre outros instrumentos. À frente desse projeto, está a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj).

Apacs

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade jurídica de direito privado que administra os Centros de Reintegração Social de recuperandos. Sua metodologia leva em conta a aplicação de 12 elementos, entre eles, o trabalho, a religião, a família e a valorização humana. Atualmente, Minas conta com 40 unidades da Apac, entre masculinas e femininas, que viabilizam o cumprimento humanizado da pena. Disseminar a metodologia Apac no Estado é uma das ações do Programa Novos Rumos do TJMG.

Conhecendo o Judiciário

Lançado, em 1999, com o objetivo de criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, o Programa Conhecendo o Judiciário visa informar a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em linguagem simples e acessível. Entre as ações implementadas estão as visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos fóruns das comarcas do Estado.

Nass

O Núcleo de Assistência Servidor Solidário foi criado, em 1996, por servidores do TJMG, com o objetivo de captar recursos para apoio e implementação de projetos em instituições beneficentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG