O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 6 de julho, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), o ato de nomeação de 29 aprovados no último concurso para ingresso na magistratura. Os novos juízes tomam posse em agosto e, em seguida, fazem o curso de formação inicial.

pubtjmg

A assinatura do ato de nomeação ocorreu hoje à tarde, no gabinete da Presidência, e foi assistido pelos servidores efetivos do TJMG Luiza Starling de Carvalho e Rafael Arrieiro Continentino, que estão entre os aprovados no concurso.

O primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, em exercício na Presidência, assinou o documento e falou da alegria do presidente Herbert Carneiro, a quem representa, com a nomeação dos novos magistrados.

Prestação jurisdicional

Ele lembrou que o grupo vai reforçar o trabalho em todo o Estado. “Com esse ato, encerramos a etapa de nomeações desse último concurso. Nosso objetivo é atender a população e cumprir o dever institucional, que é garantir a prestação jurisdicional”, disse o desembargador Geraldo Augusto. Com essa publicação, chegam a 74 os juízes nomeados, todos aprovados no último concurso.

Rafael Arrieiro Continentino falou que a nomeação é a concretização de um sonho. “Quero buscar a realização da Justiça e trabalhar ao máximo pelo jurisdicionado”, disse. Para Luiza Starling de Carvalho, a nomeação coroa uma trajetória dedicada ao Judiciário. “Trabalhei em cartório, fui assistente e também assessora. Mas a minha meta sempre foi buscar a aprovação no concurso para a magistratura. Agora, vivo um misto de sentimentos, com a expectativa de concretizar um sonho e o desejo de iniciar o trabalho na carreira”, afirmou.

publicacaotjmg2

Etapas

Assistiram à assinatura do ato de nomeação, entre outras autoridades, o segundo vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson, e o corregedor-geral de Justiça, André Leite Praça.

O último concurso para ingresso na magistratura foi regido pelo Edital 03/2013, publicado em novembro de 2013. Os candidatos participaram de cinco etapas, ao longo de 2014: prova objetiva seletiva, provas escritas, avaliações médica, psicológica e da vida pregressa, prova oral e avaliação de títulos.

Em fevereiro de 2016, 20 aprovados tomaram posse. Outros 25 foram empossados em janeiro deste ano. Após a solenidade de posse em agosto, o grupo de 29 novos juízes faz o Curso de Formação Inicial, ministrado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Confira aqui a publicação no DJe.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG