Uma Cantata de Natal vestirá o Palácio da Justiça de música e luz no próximo dia 8 de dezembro, às 19h30, quando dezenas de crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), irão ocupar as escadarias e as janelas do edifício neoclássico, localizado no coração da capital mineira, entoando canções.
“Venha viver a magia do Natal com a Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG”é o tema da cantata deste ano – a 4ª edição do evento. No repertório, músicas que marcaram gerações de meninos e meninas, como o tema dos filmes Harry Potter, O Mágico de Oz, Cinderela e do seriado Game of Thrones, além de canções natalinas e composições nacionais e internacionais (de Villa-Lobos a The Beatles). Durante o evento, haverá também inauguração das luzes natalinas do Palácio da Justiça e a triunfante chegada do Papai Noel.
O espetáculo pretende criar uma atmosfera de encantamento, emocionando o público, às vésperas do Natal. Não apenas pelo primor da apresentação, mas por colocar como protagonistas, no palco, os participantes do Coral e da Orquestra, boa parte deles, crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. São meninos e meninas que frequentam aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais, oferecidas pela Coinj do TJMG, e que, com a cantata, podem mostrar a toda a sociedade o resultado do esforço que empreenderam, ao longo do ano, e, principalmente, o tamanho do talento que possuem.
Com a iniciativa, pretende-se assim, entre outros aspectos, conferir visibilidade àimportância da convivência familiar e comunitária para todas as crianças e adolescentes, em especial para aquelas que sofreram violência/negligência e se encontram fragilizadas socialmente. A Coinj é o órgão responsável por assessorar a Presidência do TJMG, a 2ª Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral de Justiça nos temas que envolvem crianças e adolescentes.
Nesta edição, a Cantata de Natal reunirá um total de 122 alunos do Coral e 42 da Orquestra Jovem, sob a regência da maestrina Luciane Villani. O espetáculo tem direção artística de Leonardo Pavanello e contará ainda com a participação dos bailarinos Helena Guimarães e Matheus Aredes de Oliveira.
Os artistas
O Coral TJMG é composto por 122 crianças e adolescentes de três núcleos: núcleo Coinj, formado por diversos alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana; e núcleos das escolas Estadual Dona Augusta, Municipal Ulysses Guimarães e Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, localizadas na comunidade do Morro do Papagaio, na capital mineira.
Já o projeto da Orquestra Jovem é direcionado ao público infantojuvenil da sociedade em geral, mas tem como foco crianças e adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e residem em áreas de risco, como crianças de instituições de acolhimento e aglomerados. No momento, 158 meninos e meninas participam da iniciativa.
Inscrições para Coral e Orquestra
A partir de 1º de dezembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos alunos interessados em integrar os dois projetos musicais. As vagas são para o primeiro semestre letivo de 2018 e incluem as áreas de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), canto (coral), percussão (vários instrumentos) e sopro (saxofone e flauta transversal). As inscrições devem ser realizadas até 15 de janeiro de 2018.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo e-mail coinj01@tjmg.jus.br, pelos telefones (31) 3247-8413/8415/8418/8419 ou diretamente na Coinj (Rua Guajajaras, 40, 25º andar – Centro, das 8h às 18h, exceto no período de 20 de dezembro a 8 de janeiro de 2018, quando o Judiciário mineiro estará em recesso).
Serviço
Cantata de Natal TJMG 2017
Dia 08/12, às 19h30
Palácio da Justiça - Sede Histórica
Avenida Afonso Pena, 1.420
Centro - Belo Horizonte
Fonte: TJMG