Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 27, o 5º Encontro da Justiça Restaurativa, no Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O juiz Carlos Frederico Braga, coordenador estadual do Programa Justiça Restaurativa na Infância e Juventude, agradeceu a participação dos servidores, profissionais e estudantes de Direito e representantes das instituições parceiras do programa e destacou que “ver várias pessoas de bem unidas, tentando fazer algo para redução da violência, deixa o coração do juiz cheio de esperança, porque percebe-se que é possível desenvolver este trabalho”.
O magistrado apresentou convidada do 5º Encontro, Maristela Carrara, graduada em Direito pela PUC de Campinas e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Canadense Wilfrid Laurier. Ela abordou o engajamento da comunidade no sistema socioeducativo por meio da Justiça Restaurativa, destacando a importância do diálogo para a resolução dos conflitos e suas experiências em programas que utilizam a Justiça Restaurativa, como o CoSa (Círculo de Suporte e Responsabilidade), desenvolvido no Canadá.
Além do juiz Carlos Frederico Braga e da palestrante, participaram da abertura do encontro o supervisor técnico das Medidas Socioeducativas da Prefeitura de Belo Horizonte, Daniel Edmundo; Natália de Souza, representante do programa de resolução de conflitos e acesso à Justiça da UFMG; e Ana Carolina Veloso, superintendente da gestão de Medidas Privativas da Liberdade de Minas Gerais.