“O Judiciário mineiro está submetendo suas ações a um processo avaliativo, buscando verificar se seus propósitos estão sendo alcançados.” Assim o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, define a grande pesquisa que a instituição realiza no período de 18 de abril a 10 de maio de 2016 em todo o estado.
A ideia é saber que imagem os públicos interno e externo têm do TJMG, além de medir o nível de conhecimento da população sobre o papel do Tribunal de Justiça e da magistratura. A pesquisa pretende ainda avaliar a percepção de magistrados e servidores acerca das diretrizes, do planejamento estratégico e do modelo de gestão adotados pela Casa e dos processos de comunicação associados a eles.
O trabalho será realizado pela empresa Fluxus Global Consultoria e Pesquisa, por meio da aplicação de questionários, avaliação de resultados e elaboração de relatórios. Nele, serão considerados tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos das opiniões.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, considera extremamente importante que a administração pública acompanhe e avalie regularmente o nível de satisfação da população com relação às ações desenvolvidas, para que, assim, possa obter uma visão real de suas necessidades em relação aos serviços sob sua responsabilidade.
Durante a pesquisa, que será realizada por amostras dos diferentes públicos, serão ouvidos magistrados, servidores, usuários da Justiça e outros representantes da população. Os procedimentos metodológicos compreendem atividades de pesquisa e envolvem a interação da equipe da empresa com o público-alvo durante a coleta de dados.
O enfoque quantitativo será obtido através da aplicação de questionários online, que serão enviados para magistrados e servidores, e presenciais, que serão realizados por meio de entrevistas com a população em geral e usuários da Justiça. Com relação à investigação qualitativa, os dados serão obtidos mediante a realização de entrevistas em profundidade e reuniões com grupos de discussão, com representantes dos públicos interno e externo do Tribunal de Justiça.
De acordo com o superintendente de Comunicação do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, os critérios da pesquisa estão apoiados por uma metodologia capaz de captar as impressões e as questões dos grupos ouvidos, de tal forma que será possível mensurar os efeitos do trabalho do Tribunal e da Assessoria de Comunicação Institucional, elaborar um diagnóstico da situação e construir um plano de ações fundamentado nos resultados.
Fonte: TJMG