O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais realizou, há pouco, uma solenidade em comemoração aos 72 anos de serviços prestados aos jurisdicionados, policias, bombeiros militares e à população do Estado. Na oportunidade, foram agraciados com o Colar e a medalha do Mérito Judiciário Militar de Minas Gerais, magistrados e personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à Justiça Militar.
Entre os vários homenageados estavam os desembargadores Cláudio Renato dos Santos Costa, 1º Vice-Presidente do TJMG; Reynaldo Ximenes Carneiro, 2º Vice-Presidente do TJMG; Jarbas de Carvalho Ladeira Filho, 3º Vice-Presidente do TJMG; Herbert José Almeida Carneiro, da 4ª Câmara Criminal do TJMG; Geraldo Senra Delgado; a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, da 8ª Câmara Cível do TJMG e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) - agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário Militar.
“Eu fiquei muito honrado com a homenagem que me foi prestada, porque, efetivamente, o TJMMG é uma instituição já tradicional, respeitada, tem prestado serviços relevantes ao país e tem sido muito austera nos julgamentos e na apreciação da vida pública dos mineiros”, diz o desembargador Ximenes.
Superintendente da Ejef, uma das agraciadas com a Medalha, o desembargador Ximenes faz questão de dividir a homenagem oferecida à instituição com todos os colegas. ”Quero crer que é uma homenagem a uma instituição que hoje tem demonstrado que presta serviços relevantes à sociedade mineira e brasileira. Não só pelo seu pioneirismo, mas, sobretudo, porque tem sabido fazer cursos, preparar e formar magistrados. Essa homenagem eu estendo a toda magistratura mineira, pois a escola é dela e para ela”, afirma.
Emocionado por também ter sido condecorado com a Medalha, o desembargador aposentado Geraldo Senra Delgado ressalta a importância da homenagem. “Para minha carreira representa muita coisa. Eu me sinto muito honrado”, diz.
A mesa de honra era composta pelas seguintes autoridades: Coronel e Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Gilvam Almeida Sá; procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR, Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta; presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Resende; presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Carlos Alberto Marques Soares; presidente eleito do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Coronel Rúbio Paulino Coelho; presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Alberto Pinto Coelho; general de Divisão e comandante da 4ª Região Militar do Exército, José Mário Facioli; secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos de Oliveira Júnior; Coronel e Comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Renato Vieira de Souza e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; Marco Antônio Monteiro de Castro.
O presidente da Amagis, juiz Nelson Misias de Morais, não compareceu ao evento por motivo de agenda, entretanto foi representado pelo desembargador Tibagy Salles de Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo da Associação. O desembargador Almeida Melo, presidente do TRE-MG, também não pôde comparecer à solenidade, porém foi representado pelo juiz substituto do TRE-MG Octávio Boccalini.
Renata Mendes - TJMG |