O Tribunal de Justiça Militar, por iniciativa do seu Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, realizará, com início em maio de 2018, treinamento em Atenção Plena no Método Sati, para magistrados e servidores do Órgão e do TRE – MG, por meio de parceria institucional.
A técnica da Atenção Plena, conhecida hoje pelo termo “Mindfulness”, já é reconhecida mundialmente como uma prática que traz benefícios físicos e mentais, como a diminuição do estresse, da ansiedade e dos pensamentos disfuncionais nocivos, pois se baseia na promoção de estados mentais mais adaptados à realidade vigente.
Assim, trata-se de um treinamento cognitivo comportamental com consequências diretas na saúde individual e no bem estar geral.
O Método Sati foi criado para desenvolver o estado de Atenção Plena por meio de uma técnica objetiva, progressiva e alinhada com a realidade do próprio sujeito. O método apresentou, quando aplicado por três meses em um grupo piloto, acompanhado por equipe médica e psicológica do TRE-MG e TJMMG, no ano de 2017, resultados inéditos na redução do sofrimento mental do grupo controle, ou seja, 75% de redução do sofrimento mental no instrumento de medida utilizado, o questionário SRQ-20 da Organização Mundial de Saúde.
O autor do método Sati e coordenador do treinamento é o servidor do TJMMG, Gustavo Cândido.
As inscrições para o treinamento, que será oferecido gratuitamente aos magistrados e servidores do TJMMG, podem ser realizadas no setor de Recursos Humanos. Haverá 8 encontros de treinamento, com frequência semanal e duração de 1h30, pelo período de maio a junho de 2018, na sede da Justiça Militar.
Secom/TJMMG