Entre os próximos dias 3 e 5 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará sua quinta audiência pública. O Plenário do STF será um grande fórum de discussão sobre diversos temas. Entre eles, as políticas de ações afirmativas para a reserva de vagas nas universidades. Para subsidiar os debates da audiência pública, a Secretaria de Documentação e a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do STF, lançaram uma publicação de 46 páginas exclusivamente sobre Sistema de Cotas - Ação Afirmativa, onde foram pesquisadas a doutrina, a legislação e a jurisprudência do Supremo sobre o assunto.

A bibliografia temática sobre sistema de cotas nas universidades traz 56 monografias sobre ações afirmativas, segregação institucional do negro, discriminação positiva, negros e cotas na universidade, políticas públicas, desigualdade racial e preconceito racial. Lá também podem ser encontradas referências bibliográficas de 109 artigos publicados em revistas de circulação nacional e em periódicos acadêmicos ou jurídicos.

Dentre os periódicos está o do Juiz Carlos Frederico Braga da Silva, diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Amagis, publicado na Revista Jurisprudência Mineira, do TJMG. Para ver a bibliografia completa, clique aqui.