As atribuições dos novos conselheiros, que nesta terça-feira (21/07) assinarão o termo de posse do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será um dos destaques do programa Gestão Legal desta terça-feira, que vai ao ar às 10h10 pela Rádio Justiça (104,7 FM). São 11 conselheiros que assinarão o termo de posse, na presença do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, mas a solenidade oficial está marcada para o dia 3 de agosto, às 17h30, em Brasília.
Essa decisão de adiantar a assinatura do termo de posse se fez necessária, devido ao grande número de processos para serem analisados. São mais de 3 mil que aguardam julgamento. Parte deles será analisada na primeira reunião plenária da nova composição do CNJ, marcada para o dia 4 de agosto, dia seguinte à posse.
Na entrevista desta terça-feira no programa, o conselheiro Marcelo Neves, o primeiro da nova composição a ser empossado no Conselho Nacional de Justiça, avalia o CNJ como um órgão inovador e de vanguarda que tem contribuído para o aperfeiçoamento da Justiça.
Ainda como destaque do programa desta terça-feira está o uso de e-mail que diminuiu em cinco dias o trâmite de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Rondônia. O programa Gestão Legal é produzido pela Assessoria de Comunicação do CNJ e está disponível para download no endereço eletrônico do CNJ (www.cnj.jus.br) para as rádios interessadas na veiculação. A Rádio Justiça também pode ser sintonizada na página www.radiojustica.jus.br.
Fonte: CNJ