Com o objetivo de atingir o maior número possível de participantes nas ações de cidadania promovidas pela instituição, o projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, foi ampliado e será agora um programa, com quatro projetos específicos. São eles: “Zonas Eleitorais”, “Inovação”, “Professores” e “Extensão Universitária”.
O projeto Eleitor do Futuro “Zonas Eleitorais” corresponde ao formato antigo do programa. No projeto “Inovação”, ações educativas e originais serão desenvolvidas e realizadas de forma colaborativa entre formadores internos (servidores e magistrados do Tribunal) e parceiros externos. O objetivo é formalizar e integrar as iniciativas que já são praticadas por servidores de zonas eleitorais de maneira isolada.
Já os projetos “Professores” e “Extensão Universitária” capacitarão professores e estudantes do ensino superior para atuarem como formadores em escolas de ensino médio. Ambos ainda estão em fase de implantação, e o projeto Eleitor do Futuro “Professores” será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Anteriormente, o Eleitor do Futuro acontecia a partir de demandas de escolas e instituições de ensino através da realização de atividades relacionadas à cidadania política e Justiça Eleitoral.
Nos últimos dois anos, cerca de 60% do número de participantes de ações de cidadania desenvolvidas pelo Tribunal estavam ligados ao projeto. Assista ao vídeo da diretora executiva da EJEMG, juíza Roberta Fonseca, sobre a atualização do programa, que, segunda a magistrada, “visa abranger um maior número de pessoas”.
Seminário
A primeira iniciativa do projeto “Extensão Universitária” acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, por meio do seminário “Fake News e Segurança do Voto Eletrônico”, na Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH). A programação contará com palestra, debate e oficinas na instituição para alunos e funcionários.
Na segunda-feira (12), a juíza Roberta Fonseca, diretora executiva da EJEMG, participará da mesa de abertura do evento, a partir das 19 horas. Em seguida, acontecerá uma palestra sobre segurança do voto eletrônico e debate sobre fake news.
No último dia do evento, terça-feira (13), formadores da EJEMG aplicarão oficinas sobre os dois temas para que os participantes possam executar ações educativas para alunos do ensino médio com base na capacitação.