O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) elegeu, em sessão desta terça-feira (8), os desembargadores Kildare Gonçalves Carvalho e José Altivo Brandão Teixeira como presidente e vice-presidente e corregedor do TRE-MG. Eles devem tomar posse no dia 9 de julho, após o término do biênio do atual presidente, desembargador Baía Borges, como integrante da Corte Eleitoral.
Também na sessão desta terça-feira, o desembargador Baía Borges comunicou aos demais juízes que a advogada Luciana Diniz Nepomuceno foi nomeada pelo presidente da República para compor o TRE de Minas Gerais como juíza titular, na classe dos juristas. A posse está marcada para o dia 17 de junho. Também na sessão, o desembargador informou aos colegas que o juiz José do Carmo Veiga de Oliveira, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, receberá nesta quarta-feira (9) a “Medalha Alferes Tiradentes”, concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais.
Novos dirigentes
Natural de Bom Sucesso e bacharel em Direito, o desembargador Kildare Gonçalves ocupa a vice-presidência e corregedoria do TRE de Minas desde fevereiro de 2010. Atuou como juiz do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, foi secretário de Estado (1986,1987 e 1994) e procurador-geral do Estado de Minas Gerais (1991). É desembargador do Tribunal de Justiça, professor universitário e autor de diversas obras jurídicas, principalmente no campo do direito constitucional.
Já o desembargador Brandão Teixeira, que integra a Corte Eleitoral na classe de desembargador substituto, é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde setembro de 2001. Nascido em Ubá, Brandão Teixeira é Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, foi juiz de Direito nas Comarcas de Porteirinha, Conceição do Mato Dentro e Lavras, além da 8ª Vara Cível de Belo Horizonte e do Tribunal de Alçada de Minas.
Fonte: TRE-MG