Em solenidade realizada nesta terça-feira, 24, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) empossou como juiz efetivo da Corte Eleitoral, o juiz Virgílio de Almeida Barreto. A posse foi realizada durante sessão da Corte.

Posse

Na abertura da sessão, o presidente do TRE, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, agradeceu a presença das autoridades na solenidade, entre elas o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o desembargador Alberto Deodato Maia Barreto Neto, irmão do empossando, e demais familiares do juiz Virgílio de Almeida que, segundo o presidente do Tribunal, engrandecem o evento. “Este é um momento solene, mas também agradável e fraterno porque estamos consolidando e concretizando a permanência do juiz Virgílio de Almeida Barreto neste Tribunal. Seja muito bem vindo a essa nova fase de seu trabalho aqui no TRE”, afirmou o desembargador.

Posse2

Ao fazer uso da palavra, o juiz empossado falou de sua admiração pelos colegas magistrados, advogados e servidores do Tribunal e destacou a citação do ministro Ricardo Lewandowski, em recente solenidade em Brasília, quando ele afirmou que “a arte de julgar não é prerrogativa de alguém que pertence à categoria profissional de serviço público e não está reservada à classe de carreira e título. A arte de julgar pode sim ser exercida por todos que se disponham a distribuir Justiça com retidão, altivez, coragem e autonomia”.

Posse1

Trajetória

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral, Virgílio Barreto atua nas áreas cível, trabalhista e empresarial. Ele é filho do advogado Alberto Deodato Maia Barreto Filho e irmão do desembargador do TJMG Alberto Deodato Maia Barreto Neto. Foi professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Fundação Universidade de Itaúna (MG) de 1993 a 1995; é membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat). Desde abril de 2013, Virgílio de Almeida Barreto é juiz substituto do TRE/MG.