A primeira hora de votação deste domingo (5) foi marcada por problemas em urnas eletrônicas, prisões e recolhimento de material irregular de campanha, de acordo com balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até o momento, cerca de 22 urnas precisaram ser substituídas em Belo Horizonte, Contagem, Alvinópolis, Itaúna, Cássia, Brasília de Minas, Canápolis, Pirapora, Monte Carmelo e Águas Formosas. No Estado o número total é 50 urnas substituídas. Não há registro de votação manual.

Sujeira nas eleiçõesJá em Uberaba, no Triângulo, duas mulheres foram detidas por prática de "propaganda irregular". Segundo o chefe da sala de imprensa da Polícia Militar, major Gilmar Luciano, a dupla foi presa em flagrante. Nas últimas eleições, em 2012, a cidade foi uma das campeãs de ocorrências, com 75 prisões por crimes eleitorais.

Em Governador Valadares, um mesário não compareceu no local onde estava escalado para trabalhar e a PM registrou ocorrência do fato. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o presidente da seção teria ligado para o mesário, que simplesmente disse que não iria. O juiz eleitoral da cidade determinou a condução do cidadão, que foi detito em flagrante, para a delegacia da Policia Federal. Ele poderá ser preso, mas tem direito à fiança e pode também ter seus direitos políticos suspensos.

Sujeira

Na Grande BH, o problema é o excesso de lixo nas ruas e a distribuição de material irregular. Uma fonte da segurança do TRE informou que pelo menos 5 toneladas de santinhos e cavaletes já foram recolhidas em Belo Horizonte e Contagem.


Fonte: Hoje em Dia