Nesta sexta-feira (23), foi realizada a inauguração simbólica de um novo edifício da unidade administrativa do TRE em Belo Horizonte. O prédio fica na Avenida do Contorno, a poucos metros da sede do Tribunal, que funciona na Avenida Prudente de Morais.
O edifício é totalmente acessível, tem redes elétrica e hidráulica recém-instaladas e janelas mais amplas, que garantem boa ventilação dos ambientes. O TRE ocupa os sete andares de salas e dois níveis de garagem do prédio, que foi alugado por um período de quatro anos.
O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do Tribunal, destacou que o fato de o imóvel ser acessível “é um grande ganho para a instituição, porque nós temos um compromisso com a questão da acessibilidade nas nossas instalações”. Já o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, atual vice-presidente e corregedor e presidente eleito para o mandato junho 2021-junho 2022, afirmou que dará continuidade aos esforços para melhorar as condições de trabalho dos servidores, em especial dos cartórios do interior. Ele enfatizou o desejo de atender melhor às necessidades de todos e valorizar a contribuição de cada um para a Justiça Eleitoral mineira.
O novo edifício foi alugado devido à necessidade de o Tribunal deixar um prédio que ocupava há mais de 30 anos, também na Prudente de Morais. O local não tinha condições de acessibilidade, como a presença de rampas, elevadores e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, o imóvel é antigo e já estava com as estruturas bastante desgastadas pelo tempo de uso, infiltrações no telhado e alagamentos em seu subsolo, por causa das enchentes frequentes na região. As adaptações para torná-lo acessível e a correção dos problemas estruturais exigiriam obras de grande impacto e custo elevado. O desembargador Alexandre Victor de Carvalho explicou que o custo mensal de aluguel e manutenção do novo prédio é o mesmo do que foi desocupado
Por causa da pandemia de covid-19, a inauguração do prédio contou com a presença de poucas pessoas. Estavam no local os quatro desembargadores que integram a Corte Eleitoral: Alexandre Victor de Carvalho, atual presidente do TRE; Marcos Lincoln dos Santos, atual vice-presidente e corregedor e presidente eleito para o mandato junho 2021-junho 2022; Maurício Torres Soares, eleito vice-presidente e corregedor; e Octavio Augusto De Nigris Boccalini. Estiveram presentes, também, o juiz auxiliar da Presidência, Joemilson Donizetti Lopes, e o diretor-geral, Maurício Melo.
O novo edifício abriga as seguintes áreas do TRE: Coordenadoria de Gestão Estratégica, Coordenadoria de Controle Interno, Coordenadoria Jurídica, Assessoria Administrativa da Diretoria-Geral, Escola Judiciária Eleitoral e Seção de Contratos do Interior. Atualmente, porém, os servidores dessas unidades, assim como os demais colaboradores do Tribunal, estão em trabalho remoto. O expediente presencial foi suspenso como medida de proteção à saúde de todos, em função do grave cenário da pandemia de covid-19.
No local, não há nenhuma unidade de atendimento ao eleitor.
Fonte: TRE-MG