cartorioplaca.jpg Foi inaugurada hoje, 1º de fevereiro, a nova sede dos cartórios eleitorais de Belo Horizonte, que fica na avenida do Contorno, 7.038, no bairro de Lourdes.

Nomeada de “Fórum Pio Canedo”, a sede da Região Central do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) faz uma homenagem ao ex-vice-governador de Minas (1966 a 70), ex-parlamentar e jurista Pio Canedo, que teve o centenário de nascimento comemorado no dia 21 de agosto de 2009. A escolha do nome da sede foi do presidente do Tribunal, desembargador Almeida Melo.

O termo de instalação do Fórum foi assinado pelo desembargador Almeida Melo e pelos juízes das 18 zonas eleitorais da capital.

O descerramento das placas que marcaram a instalação da região eleitoral central e a inauguração do fórum eleitoral central de Belo Horizonte e da nova central de atendimento ao eleitor foi feito pelo presidente do TRE/MG, desembargador Almeida Melo; pelo vice-presidente e corregedor do TRE/MG, e membro do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Baía Borges; acompanhados de Alta Isla Canedo Gonçalves da Silva, filha do ex-governador Pio Canedo; e do presidente do Sitraemg (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais), Alexandre Brandi Harry.

Para o desembargador Almeida Melo, a instalação da nova sede dos cartórios é motivo de orgulho. “Temos a honra de destinar às zonas eleitorais de Belo Horizonte este edifício novo, dotado de equipamentos e móveis modernos que darão prazer ao trabalho e conforto aos eleitores. A elaboração de novo regimento interno, a ampla reforma administrativa, a introdução da informática nas sessões, o novo regulamento dos juízos e cartórios a despeito de ocuparem nossa parte, permitiram a locação de tempo e de todos os esforços para que pudéssemos refazer os cartórios. Inicialmente passaremos por um período de adaptação e ajustes, mas estamos certos de que, com novos hábitos de economizar espaços nobres para arquivos mortos e equipamentos obsoletos e evitar projeções com base nos reduzidos períodos de picos, nos tornaremos modelos para outras circunscrições do Brasil”, afirmou o magistrado.

cartorio2.jpg

“A instalação dos cartórios eleitorais da capital em um mesmo prédio torna mais prático o entrosamento do serviço em um local confortável e, que recebeu o nome de um eminente político mineiro, o que é uma prova de que a Justiça Eleitoral não é incompatível com a classe política, mas vive em função dela”, disse o desembargador Baía Borges.

O juiz Maurício Soares, vice-presidente Sociocultural-esportivo da Amagis, representou a Associação no evento. De acordo com ele, a nova sede dos cartórios eleitorais foi mais uma iniciativa positiva do TRE/MG. “Essa é mais uma obra do presidente Almeida Melo, que se mostra um administrador bastante ativo. A Justiça Eleitoral vive em razão do eleitor e o prédio vai proporcionar maior conforto e melhores condições a ele. Aqui é a casa do eleitor e onde ele encontrará tudo que precisa para exercer o seu direito”, afirmou.

Sede dos Cartórios

Na nova sede dos cartórios funcionarão 14 dos 18 cartórios eleitorais da capital. O objetivo é facilitar o atendimento aos mais de um milhão e trezentos mil eleitores que eram anteriormente atendidos nos bairros Cidade Jardim e Cidade Nova. A Central de Atendimento ao Eleitor, que funcionava no prédio anexo do TRE, à Avenida Prudente de Morais nº 320, também será transferida para o novo prédio. Todos os eleitores das zonas 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 39, 331 e 332, que precisarem dos serviços da Justiça Eleitoral para alistamento, transferência ou segunda via de título deverão procurar o novo endereço a partir do dia 2 de fevereiro.

Apenas os cartórios eleitorais que funcionam no Barreiro e em Venda Nova permanecerão sem alterações no endereço.(Com informações do TRE/MG).

cartorio1.jpg
amagistre.jpg