Ao longo da próxima semana, os cartórios eleitorais de Belo Horizonte vão preparar as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2018. Representantes do Ministério Público, de partidos políticos e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram convidados para acompanhar a carga das urnas.
Os procedimentos incluem a inserção dos dados e fotos de 2.251 candidatos. São 13 candidatos a presidente e seus vices, nove candidatos a governador e seus vices, 15 a senador e seus suplentes, 861 a deputado federal e 1.301 a deputado estadual. Também serão inseridas informações dos eleitores de cada seção para onde irão as urnas eletrônicas e as mídias para gravação dos resultados. Durante a carga e lacração das urnas, as pessoas presentes podem conferir os dados e acompanhar todas as atividades, para atestar a transparência do processo.
No dia 24 (segunda-feira), o procedimento será com as zonas eleitorais 29ª (com 242 urnas) e 30ª (com 279 urnas), a partir das 9h, no Centro de Apoio do TRE-MG (Rua Flor de Trigo, 20/24, bairro Jardim Filadélfia - Km 2,5 da BR-040, em direção a Brasília). Estarão presentes no local a juíza diretora do Foro Eleitoral de Belo Horizonte e titular da 29ª ZE, Andréa Miranda; o promotor de justiça Edson Resende, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MPMG; chefes de cartório e representantes da Secretaria do TRE.
Em Minas Gerais, serão utilizadas cerca de 48 mil urnas eletrônicas nas Eleições 2018. Em Belo Horizonte, são 4.586 urnas. Todas passam pelos procedimentos de carga, lacração e auditoria. No interior, cada zona eleitoral define seu cronograma.