TRE apresenta projetos de cidadania em programa na TV Assembleia — Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Nesta edição do Diálogos Eleitorais, que vai ao ar no dia 07 de outubro, às 18h30, no canal da TV Assembleia, o espectador vai saber mais sobre as ações de cidadania que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais desenvolve para aproximar o cidadão do processo de escolha dos seus representantes políticos e formar os novos eleitores.

A conversa será conduzida pela jornalista Ruth Soares e contará com a participação da juíza Roberta Rocha Fonseca, diretora executiva da Escola Judiciária Eleitoral, e da servidora Juliana de Freitas Dornelas, que atuou como chefe de cartório da 83ª Zona Eleitoral de Conceição do Mato Dentro e, atualmente, está lotada na Escola Judiciária Eleitoral.

Dentre as ações de cidadania política do TRE, destaca-se o Eleitor do Futuro. Nele, juízes e servidores da Justiça Eleitoral visitam escolas levando aos alunos conhecimento acerca de democracia, da escolha dos representantes políticos e do processo eleitoral, dentre outros. Não precisa ter cartório eleitoral na cidade para que as escolas ou outras instituições solicitem a visita da Justiça Eleitoral, basta procurar o cartório eleitoral responsável pelo município ou acessar a página da Escola Judiciária Eleitoral na internet e fazer o pedido.

No programa também serão contadas experiências bem-sucedidas de outros projetos, tanto na capital quanto no interior do Estado. Também merecem destaque as parcerias que podem ser firmadas com os Poderes Executivo e Legislativo locais para que os cidadãos das cidades mineiras se beneficiem dessas ações. Ao longo da semana, o programa será reprisado nos seguintes dias e horários: na quinta (10), às 12h; sexta (11), às 18h; sábado (12), às 14h30 e às 22h30 e no domingo (13), às 19h.

O Diálogos Eleitorais é fruto de uma parceria do TRE com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, contando ainda com o apoio da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). A TV Assembleia é a responsável por toda a parte técnica do programa, e a gravação ocorre em seus estúdios. A emissora pode ser assistida pela internet e sintonizada em canais VHF, UHF, a cabo ou por antena parabólica. Confira as orientações.

O programa também é exibido no canal do TRE no Youtube, onde estará disponível a partir do dia 8 de outubro. Sugestões e perguntas para os programas de novembro em diante poderão ser encaminhadas pelas redes sociais do Tribunal.

 

Fonte: TRE-MG