Os juízes do TRE aprovaram na sessão plenária, na última semana, a criação de mais uma região eleitoral no Estado. A Região Central, sediada em Belo Horizonte, foi subdividida para criação da Região Centro Oeste, em Divinópolis. De acordo com o presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Carvalho, a mudança leva em consideração um “rearranjo” geográfico das regiões eleitorais do Estado, também com adaptações em outras regiões eleitorais. As modificações aprovadas pelos juízes da Corte fazem parte de resolução que também modifica a distribuição de algumas zonas eleitorais entre as regiões.
A partir de agora a Região Eleitoral Centro Oeste vem se somar às 12 as regiões eleitorais já existentes no Estado: Região Noroeste, com sede em Paracatu; Região Alto do Paranaíba, com sede em Patos de Minas; Região Central, com sede em Belo Horizonte; Região Norte, com sede em Montes Claros; Região Leste, com sede em Governador Valadares; Região Jequitinhonha, com sede em Diamantina; Região Mucuri, com sede em Teófilo Otoni; Região da Mata, com sede em Juiz de Fora; Região Campo das Vertentes, com sede em Lavras; Região Sul, com sede em Varginha; Região Sudoeste, com sede em Passos; Região Triângulo, com sede em Uberlândia.
Já foram instaladas sete regiões eleitorais em Minas. A última delas foi a Região Jequitinhonha, em Diamantina, em março deste ano. Em cada sede ficarão armazenadas as urnas eletrônicas das zonas eleitorais pertencentes à respectiva região, além de todo o material específico para a realização das eleições e de outras atividades ligadas às zonas eleitorais.
Fonte: TRE/MG