Nesta sexta-feira (6), o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e primeiro secretário da Assembleia, deputado Antônio Carlos Arantes, assinaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de produzir e exibir programa na TV Assembleia.
O programa “Diálogos Eleitorais” tem o objetivo de esclarecer os cidadãos sobre temas político-eleitorais e sobre a atuação da Justiça Eleitoral mineira. Será produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRE em conjunto com a Assembleia de Minas. Com previsão de meia hora de duração, o programa será gravado nos estúdios da TV Assembleia e exibido mensalmente pela emissora.
Na abertura do evento, o presidente do TRE destacou a importância desse tipo de cooperação no fortalecimento da democracia e da transparência do processo eleitoral. “A Assembleia Legislativa abre mais um espaço para que possamos atuar em conjunto na divulgação de informações didáticas e claras sobre os direitos e deveres dos eleitores, sobre o processo eleitoral e a legislação, ou seja, um espaço na TV Assembleia para bem informar e para combater de fato a desinformação”, afirmou.
“Quando a Justiça Eleitoral fala para todo cidadão através da TV Assembleia, praticamente 50% da população e iremos ampliar isso para quase todo Estado, muito em breve, está falando para as pessoas e demonstrando a necessidade de termos eleições limpas, com o fortalecimento da democracia”, ressaltou o presidente da ALMG.
A TV Assembleia será responsável por toda a parte técnica do programa que poderá ser assistido pela internet e sintonizado nos canais 35 e 11.2 (sinal aberto digital), em canais a cabo ou por antena parabólica. O programa também será exibido no canal do TRE no YouTube.
Acordo semelhante, que possibilitou a exibição de nove programas entre junho de 2019 e março de 2020, já havia sido formalizado em maio de 2019. Os programas produzidos estão disponíveis no canal do TRE do YouTube.
O evento contou ainda com a participação do juiz integrante da Corte Eleitoral, Cássio Azevedo Fontenelle, do jurista substituto da Corte Marcos Lourenço Capanema de Almeida; do diretor-executivo EJE, desembargador Joemilson Donizetti Lopes, da juíza auxiliar da Presidência, Roberta Rocha Fonseca e do procurador regional eleitoral, Eduardo Morato.
Fonte: TRE-MG