O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e o Gabinete Institucional de Segurança foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais pela condução das eleições de 2022. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade realizada no Plenário da ALMG, na última quinta-feira, 18/11.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, o vice-presidente e corregedor-eleitoral, desembargador Octavio Boccalini, e membros da Corte Eleitoral receberam certificado de reconhecimento e agradecimento da Casa em nome do povo mineiro pelo trabalho desenvolvido que garantiu a realização das eleições em todo o Estado de Minas Gerais.
Magistrados receberam o certificado das mãos dos deputados Zé Reis, Zé Guilherme e
Coronel Henrique, coautores do requerimento que deu origem a homenagem
Representando o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, o deputado Zé Guilherme falou da satisfação da Assembleia em prestar a homenagem pela exitosa condução do pleito de 2022 nas 304 zonas eleitorais do Estado. Falando em nome do presidente, o deputado destacou conquistas decisivas do Tribunal Regional Eleitoral, ao longo dos seus 90 anos de existência, para a promoção da cidadania e parabenizou o TRE-MG e o GIS pela exitosa condução das eleições de 2022. “Provavelmente, estas foram as mais desafiadoras eleições da história republicana e representaram um teste para as instituições que sustentam o Estado Democrático de Direito. Neste contexto, merece destaque a atuação do GIS e do nosso Tribunal Eleitoral. O trabalho dos senhores foi de fundamental importância para reafirmar o primado da democracia entre nós e para manter os elos que garantem nossa coesão social para que possamos todos viver juntos, em paz e em liberdade”, disse.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, agradeceu, em nome de todos a homenagem recebida e a estendeu a todos os membros da corte, os juízes auxiliares e servidores, sem os quais, de acordo com ele, o trabalho não seria possível. Maurício Soares ressaltou também a importância do apoio do GIS que foi fundamental para o sucesso do processo eleitoral. O magistrado falou sobre a realização das eleições e a dificuldade enfrentada em razão das divergências políticas entre os cidadãos brasileiros. Em um único dia, 16 milhões de mineiros foram aos locais de votação exerceu o direito de voto. “A Justiça Eleitoral trabalhou pela democracia e garantiu o exercício do voto. O reconhecimento do povo mineiro, aqui nesta homenagem, é muito importante para Justiça Eleitoral” agradeceu o magistrado.
Desembargadores, juízes, procuradores, promotores, representantes das forças de segurança estaduais e federais e diversas autoridades participaram da solenidade, entre eles o desembargador Júlio Lorens, representando o presidente em exercício e 1ª vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; ex-presidente do TJMG e da Amagis, desembargador Nelson Missias; procurador de Justiça Edson de Resende Castro, coordenador da Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais do MPMG; defensora-pública Caroline Loureiro, representando a defensora-pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; vice-presidente da ALMG deputado Antônio Carlos Arantes; vereadora Professora Marli; e os deputados Zé Reis, Zé Guilherme e Coronel Henrique, coautores do requerimento que deu origem a homenagem.
Reconhecimento
Como forma de agradecer e reconhecer a importância daqueles que contribuíram para o sucesso dos trabalhos no ano eleitoral, o TRE-MG homenageou todos os integrantes da Corte Eleitoral, servidores, servidoras, juízas e juízes das zonas eleitorais, mesários e profissionais de apoio que atuaram nas eleições deste ano.
No dia 7 de novembro, o presidente Maurício Soares e o vice-presidente e corregedor-eleitoral, desembargador Octavio Boccalini receberam uma placa da Corte Eleitoral em reconhecimento pela profícua e eficiente atuação em prol da realização de eleições seguras e transparentes. Também receberam homenagem as juízas auxiliares Cristiana Gualberto e Roberta Fonseca, o juiz Paulo Tamburini, coordenador do GIS, a secretária da Corregedoria, Cassiana Viana, e a diretora-geral do TRE, Glória Araújo, em nome de todos os servidores e servidoras.
Gratidão
Na última quarta-feira, 17/11, o Tribunal homenageou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e o promotor de Justiça, Edson Resende de Castro, em agradecimento e reconhecimento à eficiente atuação e ao esforço que cada um deles dedicou à Justiça Eleitoral.
“Hoje nosso agradecimento vai para o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos e para promotor Edson Resende de Castro que atuaram na Corte e foram de grande importância para condução dos trabalhos”, afirmou.
O certificado de reconhecimento foi entregue aos homenageados pelo presidente desembargador Maurício Soares e pelo vice-presidente e corregedor-eleitoral desembargador Octavio Boccalini.
Ao receber a homenagem, o presidente da Amagis falou da gratidão à Corte Eleitoral e estendeu o reconhecimento a toda a Magistratura que atuou nas eleições. “Quero registrar minha gratidão por este gesto da Corte Eleitoral, que é um gesto que transcende as nossas pessoas. Estendo a homenagem recebida aqui à toda a Magistratura Eleitoral mineira, aos juízes e às juízas eleitorais que, com a maestria e a desenvoltura esperadas, enfrentaram todas as dificuldades que pudessem aparecer e concluíram com sucesso mais um período eleitoral”, afirmou o juiz Luiz Carlos, que atuou na Corte Eleitoral entre 2020 e 2022.
O promotor Edson Resende também agradeceu à Corte Eleitoral e estendeu a homenagem aos membros do MPMG. “Minha gratidão a todos os membros da Corte e aos servidores e quero também estender a todos os promotores eleitorais que, tenho certeza, se dedicaram muito na realização destas eleições que talvez estejam entre as mais difíceis de todos os tempos”, disse.
Em nome da advocacia que atua na Justiça Eleitoral, o advogado Renato Galupo, aderiu às homenagens e felicitou o Tribunal Eleitoral pela escolha dos dois homenageados. “Juiz Luiz Carlos foi membro dessa Corte e emprestou seu brio, sua inteligência e sua simpatia singular que conquistou a todos nós, e o promotor Edson Resende, grande professor que também tem a admiração de todos aqui. Felicito o TRE-MG pela justa e merecida homenagem concedida”, afirmou.
A homenagem foi realizada na Sala de Sessões do TRE-MG. O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, participou da solenidade, que contou também com a presença de magistrados, servidores, advogados e membros do MP.