A pedido da comunidade escolar, estudantes de quatro escolas de diferentes regiões de Belo Horizonte poderão fazer seus títulos de eleitor na própria escola nos próximos dias. Confira as data e horários de atendimento:
• 11 de abril – Colégio Batista Mineiro (Bairro Floresta), pela 26ª Zona Eleitoral, de 9h às 12h;
• 14 de abril – Escola Estadual Silviano Brandão (Bairro Lagoinha), pela 30ª ZE, de 9h às 13h;
• 15 de abril – Escola Estadual Maria Coutinho (Bairro Jacqueline), pela 39ª Zona Eleitoral, de 9h às 16h;
• 17 e 18 de abril – Colégio Loyola (Bairro Cidade Jardim), pela 34ª ZE, 8h às 12h.
Realizados pela Justiça Eleitoral brasileira, os atendimentos itinerantes tornaram-se, também, rotina na vida das 351 zonas eleitorais do Estado, com o deslocamento de servidores para locais fora das sedes dos cartórios, a fim de oferecer aos cidadãos serviços como alistamento, transferência, segunda via e emissão de certidão de quitação eleitoral. Além disso, a intenção do TRE-MG é conscientizar o eleitor para evitar filas na reta final do prazo para alistamento e transferência (dia 9 de maio).
Nos dias 28 e 31 de março, servidores do cartório da 26ª Zona Eleitoral estiveram em duas escolas da Capital, com um total de 89 atendimentos: no Colégio Batista (dia 28, no Bairro Floresta), foram feitos 31 alistamentos (com emissão on line do título eleitoral), e no Colégio São Miguel Arcanjo (dia 31, no Bairro Nova Floresta), onde foram atendidos 58 eleitores (47 alistamentos, seis revisões e cinco transferências).
Como são os atendimentos
Nos atendimentos itinerantes prestados pela Justiça Eleitoral, os documentos são preferencialmente entregues no ato do atendimento. Para tirar o título pela primeira vez é necessário levar documento original com foto e comprovante de endereço. O jovem (do sexo masculino) que tirar o título pela primeira vez, se maior de 18 anos, deve apresentar certificado de alistamento militar.
Além do título instantâneo e da segunda via, também é oferecida ao cidadão a emissão da certidão de quitação eleitoral. O prazo para alistamento e transferência eleitoral para quem quiser votar nas eleições de outubro termina no dia 9 de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-MG