O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais agraciou nesta terça-feira, 13/6, com a Medalha do Mérito Acadêmico Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, Noriko Tsukamoto, servidora do Tribunal há 30 anos, coordenadora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.

 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade e destacou ser esta uma das mais justas homenagens. Noriko foi chefe do cartório da Zona Eleitoral de Lagoa da Prata no período em que Luiz Carlos foi juiz na Comarca. “Noriko tem uma história extraordinária. A implementação da urna eletrônica em Minas Gerais e no Brasil tem grande contribuição técnica de Noriko, bem como a organização da Secretaria da Corregedoria Nacional de Justiça, no tempo do ministro Gilson Dipp, quando Noriko atuou em Brasília. Ela foi e é fundamental no crescimento da Escola Judiciária Eleitoral do Estado. Para mim, foi uma sorte ter tido a felicidade de trabalhar com uma pessoa da competência de Noriko. Ela é espelho e inspiração para muitas pessoas. O Brasil e a Justiça Eleitoral devem muito a Noriko”, disse o magistrado.

 

 

A vice-presidente Administrativa, Rosimere das Graças do Couto, e o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira, também participaram da solenidade, ao lado de magistrados, integrantes da Corte Eleitoral, ex-presidentes do Tribunal Eleitoral, promotores, procuradores, familiares e amigos da homenageada.

A abertura foi feita pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, que destacou a humildade, a simplicidade, a competência e a dedicação de Noriko com os trabalhos que desempenhou em prol da Justiça Eleitoral. O presidente citou o peso da Medalha que leva o nome do saudoso Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e afirmou que não há ninguém que fez mais pela Escola do que Noriko Tsukamoto. “Fico honrado em dizer que estamos outorgando a Medalha a uma pessoa que merece. Estamos muito felizes em fazer essa homenagem à Noriko, que merece tudo o que representa a honraria”, disse o presidente do TRE-MG.

Foto: TRE-MG

Para o vice-presidente e corregedor eleitoral, presidente eleito do TRE-MG, desembargador Octavio Boccalini, a dedicação e a competência da servidora Noriko foram fundamentais para o fortalecimento da Justiça Eleitoral no Estado. “Noriko Tsukamoto é uma servidora exemplar. Todos nós acompanhamos de perto seu trabalho incansável na busca pelo aprimoramento da capacitação dos magistrados e servidores eleitorais. Ela se destaca pela sua habilidade, não apenas em conteúdo técnico, mas sobretudo nos valores éticos e princípios democráticos, fundamentais para a consolidação de um sistema eleitoral justo e transparente. Sua atuação, Noriko, é referência nacional. Quero parabenizá-la pela justa e merecida homenagem e expressar minha mais profunda gratidão pela dedicação e empenho na busca pela excelência da Justiça Eleitoral”, afirmou o magistrado.

 

O desembargador Paulo Tamburini, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, lembrou, em seu discurso, do início da Escola e que, há 18 anos, ela ocupava um ‘cercadinho’ com apenas uma mesa e uma cadeira para ele e para Noriko na sede do Tribunal. “Quero expressar minha gratidão por tudo que ela fez pela Escola, que hoje, tem a dimensão que merece, fazendo a capacitação dos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral. Não há hipótese de se contar a história da Justiça Eleitoral sem se mencionar Noriko Tsukamoto. Hoje, sou apenas gratidão por ter tido a honra de ter dividodo essa jornada com Noriko”, afirmou.

 

Em seguida foi apresentado um vídeo de Hisae Tsukamoto, mãe da homenageada, gravado em japonês. Na mensagem, a mãe de Noriko fala de sua dedicação e responsabilidade com o trabalho. “Noriko cresceu vendo de tudo dentro de suas responsabilidade sem diminuir a qualidade de seu trabalho e sua dedicação. Assim, seus superiores não deixaram de perceber os seus esforços ao longo dos anos. Por isso e por todo exemplo de trabalho dado aos seus filhos e familiares eu te parabenizo e te desejo muitas felicidades”, disse a mãe Hisae Tsukamoto.

 Inspiração

Muita emocionada, Noriko lembrou de sua trajetória no Tribunal Regional Eleitoral e na Escola Judiciária e destacou a importância da contribuição de cada um de seus colegas no seu caminho profissional. A homenageada falou sobre sua família, seu grande referencial. “Foram meus pais que me ensinaram os valores da vida, principalmente o compromisso com o trabalho. Quero agradecer a Deus por me permitir viver esse momento”, disse. 

 

 

Ao agradecer toda sua equipe, com quem dividiu a honraria, Noriko fez uma homenagem especial ao presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. “Quando atuei em Lagoa da Prata, Deus me deu um presente. Conheci uma pessoa que me encantava pela sensatez com que cuidava de cada assunto, uma pessoa que me cativou também pela sua bondade, pelo seu olhar para o próximo, seu olhar para a comunidade lagoa-pratense em geral, principalmente para os mais necessitados. O juiz eleitoral Luiz Carlos. Participativo em todo processo eleitoral, comparecia à reunião de mesários, visitava sessões eleitorais, cuidava da logística de distribuição das urnas, foi atuante em tudo. Ele foi minha inspiração na luta por levar ao juiz eleitoral o sentimento de pertencimento à Justiça Eleitoral que nossa Escola tanto defende e busca. Obrigada, Dr. Luiz Carlos”, disse Noriko se dirigindo ao presidente da Amagis.

 Foto: TRE/MG

Ela agradeceu, também de forma especial, ao desembargador Paulo Tamburini “que, com seu carisma e entusiasmo na implantação da Escola, me contagiou. O dinamismo de Paulo só reforçava minha visão de que o juiz eleitoral precisa se sentir pertencente à essa Justiça especializada. Quinze anos depois, a vida nos reúne na mesma posição: diretor e coordenadora para, juntos, colhermos os frutos das sementes que plantamos. Agora, com a EJE no posto de referência nacional. Minha gratidão será eterna”, afirmou.

Noriko agradeceu a presença de todos e ressaltou que sua dedicação “é a contrapartida à confiança que em mim foi depositada pelos diretores superintendentes executivos durante esse tempo na coordenação na Escola”.

Formada em Direito, Noriko é símbolo da EJE. Sua trajetória se confunde com a história do sistema de capacitação e formação do Judiciário Eleitoral de Minas Gerais e do Brasil.  A extensa contribuição de Noriko à formação e ao aperfeiçoamento de magistradas e de magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral são imensuráveis. Noriko foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema EJE, que integra as escolas judiciárias eleitorais do TSE e dos TREs. As escolas judiciárias atuam na realização de atividades de pesquisa, formação profissional, publicação e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas ao fortalecimento da democracia e da educação para a cidadania. Pelo seu pioneirismo e dedicação, Noriko é considerada referência nacional na área.

A solenidade de homenagem à servidora Noriko foi transmitida pelo canal do TRE-MG no Youtube. Assista abaixo:

 


Se a janela de vídeo não abrir, clique aqui.

A Medalha

 

A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral tem o nome do patrono da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, que foi grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.

 

É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida em reconhecimento a magistradas e magistrados, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, servidoras e servidores, profissionais e demais pessoas por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.