Ingauguração fotos ex-presidentes do TRE-MG

Em homenagem realizada nesta sexta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) inaugurou, em sua galeria de retratos de ex-presidentes, as fotos dos desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e Wander Marotta. Na ocasião, também foi descerrado o retrato do ex-presidente do TER, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, falecido em 2000, que, a partir de hoje, será patrono da sala da presidência do Tribunal.

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o vice-presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias; os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, Wander Marotta, José Arthur de Carvalho Filho, Geraldo Domingos Coelho, Edgard Penna Amorim, o ouvidor do TRE-MG, juiz Maurício Pinto Ferreira, representando o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; o juiz Vírgilio Barreto; o juiz Paulo de Souza Abrantes, a juíza Federal Maria Edna Veloso; e o diretor-geral da Secretaria do TRE-MG, Adriano Denardi Júnior.

Trajetórias

Inauguração foto ex-presidente TRE-MGNascido em Belo Horizonte, José Arthur de Carvalho Pereira foi procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e desembargador do Tribunal de Justiça. Em 1981, foi indicado para juiz efetivo do TRE e, de 03 de setembro de 1982 a 23 de março de 1983, presidiu o Tribunal. Em 1983, elegeu-se Corregedor de Justiça e, em 1985, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça e Diretor da Escola Judicial “Desembargador Edésio Fernandes”. Em 1986, assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça. Foi professor e também integrou o Conselho Superior do Ministério Público e a Comissão que elaborou o anteprojeto da Lei Orgânica do Ministério Público.

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, nasceu em Sacramento (Triângulo Mineiro) e graduou-se em direito pela Faculdade de Direito de Franca (SP), em 1972. Ingressou na magistratura em 1977, tendo sido juiz de direito e eleitoral nas comarcas de Prata e Itabirito e juiz de direito e diretor do Foro em Divinópolis. Foi o juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte nas eleições de 1992, ano em que passou a integrar o Tribunal de Alçada de Minas Gerais. É desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde dezembro de 2001. Foi presidente do TRE de 9 de julho de 2012 até 8 de fevereiro de 2014. Advogou para a Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais e atuou como professor em diversas faculdades e escolas do Estado.

Inauguração foto ex-presidentes TRE-MGWander Paulo Marotta Moreira nasceu em Dores do Turvo, Zona da Mata mineira, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidiu o TRE-MG de 9 de fevereiro até 27 de junho de 2014. Entre julho de 2012 e fevereiro de 2012 foi corregedor do TRE. É desembargador do Tribunal de Justiça desde 2002, quando o antigo Tribunal de Alçada de Minas Gerais, no qual ocupava o cargo de juiz desde 1994, foi incorporado ao TJMG. Atualmente é o 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça. Foi diretor da Associação dos Magistrados Mineiros e da Associação dos Magistrados Brasileiros.