O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) homenageou, na tarde desta sexta-feira, 9, a ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello e inaugurou o retrato do ex-presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, na galeria dos ex-presidentes do Tribunal. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.

homenagemtre

A ministra Assusete Magalhães agradeceu a homenagem e se disse muito honrada por receber do TRE-MG essa medalha, que tem como o patrono o desembargador Vaz de Mello. A ministra ainda lembrou do período em que atuou no TRE-MG, onde foi a primeira mulher indicada a compor o Tribunal, e deu os primeiros passos, e dos notáveis magistrados com quem trabalhou e aprendeu princípios de cidadania e liberdade.

homenagemtre2

homenagemtre3

Além disso, a ministra falou que a democracia constituiu um princípio fundamental na Constituição Brasileira, que se concretiza no sufrágio universal, com o direito ao voto a todos os indivíduos. A magistrada destacou que a sociedade brasileira clama por uma reforma do sistema político eleitoral, com a fragmentação partidária, que enfraquece o exercício da representatividade, e da pequena presença da mulher no Congresso.

homengaemtre4

O presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho, disse que a ministra atuou com brilhantismo na Casa e abriu definitivamente as portas desta Instituição à opinião pública, ao eleitor, com a instalação, há vinte e cinco anos, da Assessoria de Comunicação, instrumento de fundamental importância para a transparência ética, para a integração efetiva desta Justiça de característica eminentemente cidadã com a sociedade brasileira.

homenagemtre5

Falando ao desembargador Paulo Cézar Dias, o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho, disse ter sido uma honra atuar junto com ele na Corte Eleitoral, um grande magistrado, ético e de grande conhecimento e experiência no campo jurídico, além de ter sido uma honra sucedê-lo na presidência do Tribunal.

homenagemtre7

Em nome da Corte Eleitoral, o jurista Ricardo Matos de Oliveira, falou das conquistas obtidas por ambos os homenageados em suas carreiras e que, dado o momento pelo qual o país passa, é necessária a força dos agraciados, e que é fundamental defender sempre os princípios da sociedade, os menos favorecidos e a pátria brasileira.

homenagemtre8