O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou na tarde desta segunda-feira, 10 de junho, sessão solene de outorga do Colar do Mérito da Justiça Eleitoral Elvira Komel aos seus ex-presidentes. A cerimônia aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal, com transmissão pelo canal oficial do YouTube (CLIQUE AQUI).

Receberam a comenda os desembargadores Rubens Xavier Ferreira, Orlando Adão Carvalho, José Tarcízio de Almeida Melo, José Antonino Baía Borges, Kildare Gonçalves Carvalho, José Altivo Brandão Teixeira, Wander Paulo Marotta Moreira, Geraldo Augusto de Almeida, Geraldo Domingos Coelho, José Edgard Penna Amorim Pereira, Pedro Bernardes de Oliveira (representado por sua filha Marília Bengtsson Bernardes), Rogério Medeiros Garcia de Lima e Maurício Torres Soares.

Maria Tereza Rosemburg, irmã do desembargador Sebastião Helvécio Rosemburg, que presidiu o TRE-MG entre setembro de 1994 e junho de 1996, recebeu a homenagem em representação a todos os ex-presidentes falecidos. Veja AQUI a lista de todos os ex-presidentes. 

O presidente do TRE-MG e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, falou sobre a importância de realizar esta homenagem, próxima ao término do seu mandato, e destacou que exercer o cargo de presidente do Tribunal é tarefa de grande responsabilidade, que muitas vezes exige agregação e esforço pessoal desmedido. “Trata-se de uma missão com o propósito de servir à sociedade”, disse o desembargador. Leia AQUI o discurso.

Octavio Boccalini reconheceu a importância dos ex-presidentes para o que, segundo ele, forma a base ética dessa instituição tão respeitada pela sociedade. “Conhecer o passado é essencial para projetar o futuro. Ao contemplar os senhores nesta tarde, o olhar mais sensível enxergará uma história feita por gente, uma história construída a partir do trabalho, do idealismo e dos sonhos de cada magistrado”, afirmou o presidente do TRE-MG.

O desembargador Geraldo Augusto de Almeida se disse surpreso e honrado em discursar em nome dos homenageados, pois é um momento que aquece o coração como homem e como servidor da Justiça Eleitoral Mineira. O magistrado afirmou que ser presidente do TRE-MG exige uma vocação jurisdicional e para o interesse público em momentos de embates políticos. “Por isso é que todos nós emocionados agradecemos a gentileza, a fraterna lembrança de nos agraciar com essa homenagem símbolo no serviço prestado à justiça eleitoral”, agradeceu o desembargador Geraldo Augusto.

Colar do Mérito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais Elvira Komel

O Colar do Mérito foi instituído pela Resolução TRE-MG nº 1.267, de 15 de dezembro de 2023. A insígnia é destinada aos membros da Corte Eleitoral e poderá ser concedido também a personalidades que tenham realizado atividades em prol da Justiça Eleitoral e contribuído para o engrandecimento do país, constituindo exemplos para a coletividade.

Elvira Komel, personalidade que dá nome à comenda, nasceu em São João do Morro Grande, hoje município de Barão de Cocais, em 24 de junho de 1906. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidade do Rio de Janeiro, em novembro de 1929. Foi a primeira advogada no Fórum de Belo Horizonte, sufragista e segunda eleitora mineira, alistada em 1928. Apoiou a Revolução de 1930, publicando nos jornais manifestos dirigidos às mulheres, convocando-as a integrar o Batalhão Feminino João Pessoa, que fundou para servir de base de apoio ao movimento na capital mineira. Defendeu também a luta pela educação formal feminina liderando congressos e encontros. Sua breve trajetória foi marcada pelo engajamento nas bandeiras feministas e movida pelo sentimento de construção de um novo Brasil. Faleceu no dia 25 de julho de 1932, com apenas 26 anos de idade, sendo sepultada no Cemitério do Bonfim, na capital mineira.


Maria Tereza Rosemburg, irmã do desembargador Sebastião Helvécio Rosemburg


Desembargador Rubens Xavier Ferreira


Desembargador Orlando Adão Carvalho


Desembargador José Tarcízio de Almeida Melo


Desembargador José Antonino Baía Borges


Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho


Desembargador José Altivo Brandão Teixeira


Desembargador Wander Paulo Marotta Moreira


Desembargador Geraldo Augusto de Almeida


Desembargador Geraldo Domingos Coelho


Desembargador José Edgard Penna Amorim Pereira


Marília Bengtsson Bernardes, filha do desembargador Pedro Bernardes de Oliveira


Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima


Desembargador Maurício Torres Soares