projetotresite.jpg Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, foi lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em parceria com o Ministério Público, o “Projeto Mário Demétrio Alberto Barra”. O objetivo é promover uma integração entre juízes e promotores eleitorais e os chefes de cartórios do Estado de Minas Gerais.

Na abertura do encontro, o presidente do TRE-MG, desembargador Brandão Teixeira, falou sobre a importância da realização do projeto e da integração entre os profissionais para a melhor realização das eleições. “A certeza que a população deve ter de que suas autoridades não disputarão competências e status entre si, mas que serão, como a Constituição determina, harmônicos, no melhor sentido da palavra, de buscar as melhores soluções, de evitar impasses, é o que nos leva a convocar-vos a pensar e trabalhar em conjunto para que a população tenha a certeza de que estamos empenhados no sentido de oferecer os melhores serviços”, afirmou Brandão Teixeira. O magistrado citou Vinícius de Moraes ao dizer que “o sonho nasce da certeza” e concluiu que, “para que a população possa sonhar com uma vida melhor, é preciso que ela tenha certeza que os sonhos dela estão sendo compreendidos por aqueles que aqui estão”.

Ainda em seu discurso, Brandão Teixeira falou sobre o ex-diretor geral do TRE-MG, Mário Demétrio Alberto Barra, que dá nome ao projeto e que foi chefe de cartório em Belo Horizonte quando Brandão Teixeira atuou como juiz eleitoral na capital.

A diretoria geral do TRE-MG, Elizabeth Rezende Barra, viúva do homenageado, destacou a importância do projeto. “É a primeira vez que vamos unir os três segmentos, juízes, promotores e chefes de cartório, em um processo de conscientização de que eles são um elo muito importante na realização das eleições”, afirmou Elizabeth.

Homenagens

Ao fim da solenidade, Elizabeth Barra e Rita Gabrich, a viúva do promotor Expedito Gabrich, que foi promotor eleitoral na época em que o desembargador Brandão Teixeira foi juiz em Porteirinha, receberam uma placa de homenagem das mãos do presidente do TRE-MG e do promotor Edson de Resende Castro, que é coordenador do Centro de Apoio das Promotorias Eleitorais de Minas Gerais.

Juízes, promotores e chefes de cartórios das 351 zonas eleitorais de Minas Gerais participarão do projeto, divididos em 11 turmas. Até o dia 27 de março, eles debaterão diversos assuntos relacionados às eleições 2012, entre eles o registro de candidaturas, a propaganda eleitoral e a prestação de contas.

projetotresite1.jpg
projetotresite2.jpg