O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou nesta quarta-feira, 24, da solenidade de outorga da Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira”, promovida pelo TRE-MG. O evento foi totalmente virtual. A Medalha foi concedida, de forma simbólica, à juíza Roberta Rocha Fonseca e ao promotor de Justiça Edson de Resende Castro. A entrega física ocorrerá posteriormente em data a ser marcada.
O desembargador Alberto Diniz parabenizou a magistrada e o promotor pela justa e merecida homenagem. A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que destacou a atuação, a competência e o comprometimento dos homenageados com a Justiça.
Ao agradecer a homenagem, o promotor de justiça Edson Resende disse que a medalha recebida foi motivo de muito orgulho, pois foi “outorgada pela Escola Judicial do TRE-MG, que é tão respeitada em todo o Brasil, com tantos projetos acadêmicos”. Lembrou o seu início na docência, na Unifenas de Campo Belo/MG, e agradeceu a todas as demais instituições de ensino por onde passou. Disse, ainda, da importância do Ministério Público, que lhe permitiu o avanço dos projetos na área do Direito Eleitoral na instituição. E, por último, agradeceu aos seus familiares, especialmente à sua saudosa mãe, Maria de Lourdes Resende.
A juíza Roberta Fonseca afirmou que a sua indicação foi motivo de muita alegria e, sobretudo, gratidão. Agradeceu a todos os servidores da Escola Judiciária por todo o auxílio que tem recebido deles. E disse, ainda, da satisfação de estar vinculada ao TRE e poder contribuir para todos os trabalhos da instituição, em especial os de educação e cidadania.
Além dos presidentes do TRE e da Amagis, participaram do evento virtual, entre outras autoridades, os integrantes da Corte Eleitoral mineira; o desembargador Tiago Pinto, representando o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o procurador-geral de justiça do MPMG, Jarbas Soares Júnior; o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Soares; os desembargadores do TJMG Agostinho Azevedo, Nelson Missias, Rogério Medeiros (ex-presidente do TRE), Ramon Tácio e José do Carmo Veiga de Oliveira (ex-diretores da Escola Judicial do TRE); o procurador de justiça Luciano França; o advogado Raimundo Cândido Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, além de familiares e amigos dos homenageados. *Com informações do TRE-MG
Edson Resende é promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Exerce a função, desde 2004, de Coordenador da Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais de Minas Gerais. É professor de Direito Eleitoral, palestrante e autor de várias obras, entre elas, o renomado “Curso de Direito Eleitoral”.
Roberta Fonseca é juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Exerceu a função de juíza auxiliar da Presidência do TRE de março de 2017 a junho de 2020 e desde junho de 2017 é diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG. Atualmente, também exerce a função de juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.
Assista à íntegra da solenidade no YouTube.
Conheça a Medalha
A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” foi instituída em 2014, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida por este Tribunal, por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, em reconhecimento a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e demais cidadãos por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.
O patrono da Escola Judiciária Eleitoral, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, falecido em 2013, empresta seu nome à insígnia em uma homenagem à memória do grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.