Com o objetivo de possibilitar a troca de experiências e conhecimento entre juízes, promotores e servidores, o TRE-MG, com o apoio da Amagis, realizou a abertura, nesta sexta-feira, 21, do Ciclo Regional de Debates, na cidade de Poços de Caldas, Sul de Minas. O encontro continua, neste sábado, com programação de oficinas de temas relacionados ao cotidiano da Justiça Eleitoral.
Durante a abertura do ciclo, a ministra Luciana Lóssio e o juiz Nicolau Lupianhes Neto, da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE), ambos do Tribunal Superior Eleitoral, palestraram sobre “O avanço do papel da mulher no processo democrático brasileiro”, e “Aspectos relevantes da atuação do juiz sob a ótica da Corregedoria Geral Eleitoral”, respectivamente. Já o juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, secretário geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), falou sobre a “A interação das escolas dos tribunais no aperfeiçoamento dos protagonistas do processo eleitoral”.
O evento é iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais em parceria com o Foro Eleitoral de Poços de Caldas, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e tem o apoio da Prefeitura local, Amagis, Rede Nacional Inn de Hoteis, Palace Hotel e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
O objetivo do Ciclo Regional de Debates é promover a discussão sobre temas atuais relacionados aos desafios e às perspectivas da Justiça Eleitoral no século XXI e possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre juízes, promotores e servidores do TRE-MG em cada região do Estado, por meio de oficinas de temas relacionados ao cotidiano da Justiça Eleitoral.