Com o objetivo de formar crianças mais engajadas e esclarecidas sobre o processo eleitoral, o TRE inicia neste mês de agosto o projeto Trem da História, organizado pela Assessoria de Cerimonial e Memória Eleitoral. Para estrear o projeto, serão recebidos alunos da quinta série do ensino fundamental do Colégio Santo Agostinho, unidade Nova Lima, divididos em três turmas: na sexta-feira (5), cerca de 30 alunos, e no dia 10 de agosto, com 60 alunos.
Foto: TRE-MG
Durante as visitas que integram o projeto, que acontecerão sempre no Anexo I da Secretaria do TRE, os estudantes assistirão a uma palestra com foco na cidadania, abordando aspectos da história da Justiça Eleitoral e a importância do voto. Depois, as crianças passarão por uma simulação de voto: nesse momento, elas receberão um título de eleitor fictício e, em seções eleitorais especialmente preparadas para recebê-los, votarão em urnas eletrônicas carregadas com o programa de treinamento da Justiça Eleitoral. Para fechar a programação, os estudantes vão visitar o Centro de Memória do TRE, onde poderão conhecer modelos antigos de urnas, títulos de eleitor usados em outras épocas e demais antiguidades relacionadas ao processo eleitoral.
Esse tipo de visita guiada de estudantes ao TRE já acontece por meio de outro projeto, o Conhecendo a Justiça Eleitoral, iniciativa da Escola Judiciária do Tribunal. No entanto, nesse caso, o objetivo é abranger estudantes de ensino superior, especialmente aqueles do curso de Direito, para inseri-los no Direito Eleitoral. O Trem da História, por sua vez, tem como público-alvo estudantes de ensino fundamental e tem um caráter mais voltado à preparação das crianças para serem cidadãs conscientes, com enfoque histórico e educativo.
As escolas que tiverem interesse em trazer seus estudantes para participar do projeto Trem da História devem enviar um email para acer@tre-mg.jus.br. A Assessoria de Cerimonial e Memória Eleitoral entrará em contato para definir os detalhes da visita.
Fonte: TRE-MG