O TRE-MG realizou na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o encontro de juízas e juízes eleitorais que conduzirão as eleições 2024. Durante três dias, serão tratados temas relevantes relacionados à Justiça Eleitoral, entre eles financiamento de campanha, uso ético da Inteligência artificial e o combate à desinformação. 

 

O encontro foi aberto pelo presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Boccalini, que agradeceu o empenho e o comprometimento de todos envolvidos na realização do evento, “que é essencialmente técnico e muito importante”.


 

O magistrado falou da importância das atualizações constantes na carreira e destacou sua confiança e tranquilidade no papel de cada um dos juízes e juízas eleitorais do estado. “Nós todos prestamos concursos para juiz de Direito e somos magistrados, cada um em sua comarca e com suas atribuições nas diversas áreas do Direito. A experiência que temos em decidir e julgar está inerente às nossas pessoas. E, por isso, tenho confiança e tranquilidade em todos vocês”, afirmou o presidente, colocando o TRE-MG à disposição de todos os magistrados e magistradas.  

 

O diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Joemilson Donizetti Nunes, falou da satisfação em realizar o encontro que, segundo ele, “é parte de uma jornada que consideramos crucial para as nossas responsabilidades como juízes e juízas eleitorais, especialmente considerando que, nesse ano, vamos tratar de eleições municipais nos nossos 853 municípios. Considerando ainda que o propósito aqui é a melhor preparação para conduzir o processo eleitoral com o máximo de cuidado e segurança”, disse. O dirigente da Escola destacou a importância da participação dos magistrados no evento para a atualização constante dos conhecimentos e preparação para lidar com os desafios que certamente irão surgir.

 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende, que já integrou a Corte Eleitoral do TRE-MG, destacou a importância do processo eleitoral e da preparação realizada pelo TRE. “A atuação dos juízes e juízas eleitorais desempenha papel crucial na garantia da lisura e da transparência do processo eleitoral, assegurando que as eleições ocorram de forma livre, justa e democrática. Por isso, é tão importante a preparação realizada pelo Tribunal Eleitoral, que possibilita o compartilhamento de experiência e o aprendizado constante”, disse o presidente Luiz Carlos, acrescentando que a Amagis estará ao lado de todas e todos os colegas no percurso. A vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, também participou do evento.

 

 

O Encontro faz parte do programa de capacitação para as eleições 2024, chamado Eleições em Foco e tem o objetivo de atualizar as magistradas e magistrados sobre as mais recentes alterações das normas de eleição e debater temas relevantes relacionados à Justiça Eleitoral.