Para facilitar e tornar mais rápida a totalização dos votos das Eleições 2018 em Minas, o TRE usará 92 pontos em locais de difícil acesso para transmissão remota dos arquivos de resultados das urnas eletrônicas. Os pontos serão instalados em cerca de 70 municípios que possuem locais de votação remotos, cuja distância do cartório eleitoral pode chegar a mais de 2h de carro alto em condições normais, ou até 5h em caso de chuva forte. A tecnologia JE-Connect, já utilizada em eleições anteriores, será adotada para fazer a transmissão remota nesses casos.
A tecnologia JE-Connect, criada pelo TRE de Tocantins em 2008, propõe a transmissão dos dados de resultados das urnas por meio de um canal privado. Os dados, devidamente criptografados, só poderão ser acessados por meio de um programa específico, também criptografado, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para este fim. Cada zona eleitoral que utilizar o JE-Connect recebe kit contendo todos os dispositivos necessários para operacionalizar o sistema nos locais de votação. Dessa forma, economiza-se tempo e recursos, já que não será necessário esperar as urnas serem transportadas para os locais de apuração para iniciar a totalização.
Dentre os 92 pontos instalados em locais de difícil acesso, em 10 será utilizada transmissão via celular ou, caso não haja sinal no local, via satélite. Nos outros, será utilizada uma rede privada da Justiça Eleitoral. Além dos pontos em locais de difícil acesso, haverá ainda 571 pontos de transmissão em outros locais de votação em cerca de 150 municípios, inclusive em 373 locais de Belo Horizonte. Nesses casos, os pontos foram instalados a partir de solicitação das zonas eleitorais com o objetivo de tornar mais ágil a totalização dos votos.
O TRE de Minas utilizou a tecnologia pela primeira vez nas Eleições 2014, quando foram feitas transmissões remotas com o JE-Connect a partir de 107 pontos instalados em locais de votação de difícil acesso e mais 257 pontos em locais considerados de fácil acesso, totalizando 364 localidades em que foi utilizada esta tecnologia. Nas Eleições 2016, foram utilizados 71 pontos de transmissão remota de difícil acesso e outros 129 pontos em locais de fácil acesso, totalizando 200 localidades com o JE-Connect.
Fonte: TRE-MG