A Escola Judiciária do TRE de Minas promoveu na manhã desta quinta-feira (26) reunião preparatória do projeto Eleitor do Futuro, a ser lançado em outubro, em Minas Gerais. O evento, no auditório do Tribunal, teve a participação de cerca de 100 pessoas, entre juízes, promotores eleitorais, chefes e servidores de cartório da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo foi instruir e sensibilizar os presentes para o projeto, uma parceria entre o TRE, o Ministério Público Eleitoral e a Secretaria de Estado da Educação.

A reunião foi aberta pelo corregedor e vice-presidente do TRE, desembargador Wander Marotta, que ressaltou o papel da educação como instrumento de formação, “permitindo ao cidadão uma atuação consciente e voluntária para a construção de uma política séria, de uma democracia participativa”. Também falaram na reunião o diretor-geral do Tribunal, Adriano Denardi, o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, o coordenador eleitoral do Ministério Público Estadual, Edson Resende, o juiz diretor adjunto da Escola Judiciária Eleitoral, Manoel Morais, o professor da Faculdades Jesuítas João Batista Libânio e o assessor de relações institucionais da Secretaria de Educação, Felipe Estabile de Moraes.

Ao encerrar o evento, o presidente do TRE, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, destacou: “vamos nos empenhar para fazermos do projeto Eleitor do Futuro um compromisso de honra da Justiça Eleitoral. (...)um futuro de mais justiça, igualdade e cidadania passa pelo voto. Que o exercício da cidadania possa ser cada vez mais consciente”.

O Projeto Eleitor do Futuro tem o intuito de contribuir para a formação do jovem eleitor, por meio de encontros entre o juiz eleitoral e os alunos do ensino médio. Nas visitas agendadas de juízes eleitorais às escolas, haverá debates de temas como democracia, cidadania, partidos políticos, as eleições e o voto. O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação social e política. A data prevista para o seu lançamento é 21 de outubro.

Fonte: TRE-MG