Nesta quarta-feira (11), representantes dos diretórios regionais de partidos políticos se reúnem para saber mais sobre o funcionamento do sistema que receberá os dados dos partidos, coligações e candidatos na ocasião do registro de candidaturas para as Eleições 2014 – o sistema CandEx. Vai ser a partir das 16h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que fica na Avenida Prudente de Morais, 100, no terceiro andar.

A assessora técnica da área judiciária do TRE-MG, Annelise Duarte, é quem vai explicar sobre o sistema na reunião. O objetivo é orientar os 32 partidos políticos com representação em Minas Gerais a incluir os dados dos candidatos no sistema CandEx de maneira correta. Também são inseridas no sistema as certidões criminais e a fotografia do candidato. Após a escolha em convenção partidária – cujo período de realização teve início nesta terça-feira (10) -, os partidos políticos e coligações devem registrar os seus candidatos na Justiça Eleitoral por meio de formulários e requerimentos disponíveis no CandEx, impressos e entregues no TRE, junto da documentação exigida. A utilização do sistema é definida pelo art. 22 da Resolução do TSE 23.405/2014 (formato pdf).

Em abril, representantes de partidos se encontraram no TRE-MG para receberem orientações gerais sobre registro de candidatura. Na ocasião, foram passadas informações teóricas sobre normas e procedimentos referentes ao registro de candidatura.

Fonte: TRE-MG