Nos primeiros seis meses de gestão do desembargador Pedro Bitencourt como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foram concluídas reformas no Fórum Lafayette e no Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte, bem como no Juizado Especial de Varginha. Em várias outras comarcas existem obras em andamento, sendo que novos fóruns estão sendo construídos em Caratinga, Contagem, Coromandel, Divinópolis, Itabira, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, São Sebastião do Paraíso, Taiobeiras, Ubá, Uberaba, Vazante e Visconde do Rio Branco.
O objetivo de ações como essas é garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais, por meio do planejamento e do acompanhamento dos projetos de construção, reforma e ampliação de fóruns, comarcas e varas. Os novos ambientes vão contribuir para a qualidade e a produtividade dos serviços e proporcionar bem-estar a magistrados, servidores e jurisdicionados.
Várias outras obras foram feitas no segundo semestre de 2014, visando às adequações para a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) em diferentes comarcas.
No que se refere à segurança dos prédios, cumprindo programa de segurança, entre julho e dezembro de 2014, foram substituídos nove portais detectores de metal no Fórum Lafayette e no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA/BH). Foram instalados sistemas de alarmes e circuito fechado de televisão (CFTV) em 68 prédios.
Entre diversas outras ações, a área de gestão predial do TJMG, de julho a dezembro de 2014, esteve envolvida ainda com a gestão do contrato de projetos referentes às seguintes obras: reforma do edifício-sede do TJMG, Unidade Afonso Pena; construção do novo Fórum de Araxá; adaptações do Fórum de Montes Claros; adaptações para instalação de novo no-break no Centro Operacional; reforços estruturais nos muros dos Fóruns de Piranga e Miraí.
Foto: Marcelo Albert / TJMG
Fonte: TJMG